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Gestão Integrada de Custos e Orçamentos


Objetivos Gerais:

A Gestão Integrada de Custos e Orçamentos permite detetar e eliminar desperdícios e otimiza ações estratégicas para o controle de gastos. Ao adotar novas técnicas de planeamento do orçamento, como “zero base” e “beyond budgeting”, aliado a métodos de redução de custos, as empresas adquirem melhores condições para priorizar a alocação de recursos, aumentar produtividade e o lucro.
Este Curso tem como objetivo dotar os participantes dos conhecimentos e competências que lhes permitam implementar uma Gestão Integrada de Custos e Orçamentos que forneça informações seguras para melhor acompanhar o desempenho da empresa e para a tomada de decisões estratégicas relacionadas com a eliminação de desperdícios, redução de custos, realocação de recursos, melhoria de processos e aumento de produtividade.

Objetivos Específicos:

No final do curso os participantes saberão:
  • Como desenvolver um orçamento, quais as responsabilidades e os modelos mais adequados para a condução do seu processo de estruturação, elaboração e controlo;
  • Qual a melhor estrutura administrativa a adotar para gerir o orçamento;
  • Gerir e otimizar o sistema de custos, bem como os sistemas de informações existentes e suas possibilidades de utilização integrada;
  • Integrar o planeamento estratégico, contabilidade, custos e gestão das unidades de negócios;
  • Quais as melhores técnicas para elaborar todos os orçamentos, e o grau de detalhe necessário para obter os melhores resultados previstos;
  • Utilizar o orçamento dentro do processo decisório da companhia;
  • Quais os principais conceitos relacionados a custos e os métodos de custeamento dos produtos e serviços;
  • O que é o Custeio ABC, suas vantagens e desvantagens em relação a outros métodos;
  • Implementar as integrações necessárias do sistema de custo adotado em relação aos restantes subsistemas de gestão da empresa;
  • Identificar os elementos fundamentais para estruturação de uma política permanente de redução de custos;
  • Apresentar um check-list para identificação dos pontos fracos do sistema de custos empresa.
 

CONTEÚDOS

1. Conceitos e objetivos do orçamento;
2. Abordagem ortodoxa (tradicional);
3. Beyond budgeting;
4. Orçamento base zero;
5. Orçamento matricial;
6. Orçamento, estratégia e balanced scorecard;
7. Informações base para a estruturação geral de um orçamento;
8. O orçamento de vendas e de produção;
9. Demais orçamentos;
10. Conclusão do processo de orçamentação;
11. Conceitos e visão geral;
12. Métodos de custeio: a escolha do modelo decisório;
13. Custos para fins legais e fiscais;
14. Estruturação do sistema de informação;
15. Custo padrão e análise das variações;
16. Preços de venda: formação e gestão;
17. Principais modelos de análise de custos;
18. Gestão estratégica de custos;
19. Roteiro para identificação dos pontos de melhoria do sistema de custos da sua empresa;
20. Sessão de perguntas & respostas.
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Horário:
Duração: 18 horas
Investimento: 1.390,00€
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