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Assertividade - Como Melhorar as Relações de Trabalho Através da Assertividade


Objetivos Gerais
Este Curso pretende dotar os participantes de conhecimentos e competências que lhes permitam melhorar as relações interpessoais através da utilização de expressões e comportamentos assertivos.

Objetivos Específicos
No final do Curso os participantes serão capazes de:
• Distinguir os diferentes tipos de comunicação;
• Definir assertividade;
• Formular pedidos e afirmações de forma assertiva;
• Identificar os aspetos positivos da utilização do comportamento assertivo;
• Apresentar indicadores positivos ligados ao estar atento à linguagem não-verbal;
• Citar os principais obstáculos organizacionais à comunicação eficaz.


CONTEÚDOS

Módulo I - Processo de Comunicação e Perfis Comunicacionais

Módulo II - Ruídos no Processo de Comunicação

Módulo III - A Comunicação Assertiva

Módulo IV - Escuta Ativa

Módulo V - Conceito de Contexto Comum

Módulo VI - Barreiras à Comunicação

Módulo VII - Construção, Adaptação, Envio, Receção e Interpretação da Mensagem

Módulo VIII - Tipos de Perguntas no Processo de Comunicação

Módulo IX - Assertividade e Relações Interpessoais Mais Eficazes

Módulo X - Exercícios e/ou Simulações
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Horário:
Duração: 18 Horas
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