MINI-MBA de Especialização de Secretariado Executivo a distância
Objetivo Geral:
A dinâmica atual do mercado de trabalho obriga o profissional de Secretariado a ser competitivo, não só através das competências técnicas, como também das competências pessoais. Para competir no mercado atual, o profissional de Secretariado deve ver-se como um líder inovador e criativo, um empreendedor que desafia os obstáculos do dia-a-dia de trabalho, um profissional em que os outros se possam rever. Quanto maior o conhecimento adquirido, maiores serão as exigências, bem como as possibilidades de alcançar novos objetivos.
Objetivos Específicos:
No final do curso os formandos devem estar aptos a:
• Situar a própria função na Empresa e em relação ao Management;
• Desenvolver aptidões e responsabilidades na organização do trabalho e gestão do tempo e da informação;
• Contribuir para o sucesso do trabalho em equipa;
• Acrescentar valor ao seu desempenho através da criatividade;
• Melhorar a capacidade de comunicação e de relacionamento.
CONTEÚDOS
Módulo 0 – Abertura
• Apresentação dos formadores e dos formandos;
• Apresentação dos objetivos e metodologias de funcionamento de ação de formação.
Módulo I - Compreender-se a Si Mesmo
• Melhorar a perceção pessoal;
• Usar a Inteligência Emocional (IE);
• As quatro competências da IE;
• Aplicar a assertividade;
• Identificar as pretensões e os objetivos pessoais em relação à atividade.
Módulo II - Aprender a Interagir com os Outros
• Comunicar com eficácia;
• Escutar de forma ativa;
• Perceber as sugestões não verbais;
• Saber ensinar;
• Transmitir, receber e valorizar uma reação.
Módulo III - Situar a Própria Função na Empresa e em Relação ao Management
• Estabelecer as diferenças entre o secretariado tradicional e o secretariado executivo:
• Especificidades da função, principais implicações;
• Evolução de carreira em Secretariado:
• Compreender a Empresa: Conceito de Empresa. Os diversos tipos de empresas;
• Inserção da empresa no contexto económico-social. A imagem que projeta, veículos que utiliza;
• Compreender o Management - Funções e tarefas do Manager;
• Estilos de gestão;
• Aplicar o princípio da complementaridade e competências adquiridas;
• Identificar as zonas de desenvolvimento profissional.
Módulo IV - Desenvolver Aptidões e Responsabilidades na Organização do Trabalho, Gestão do Tempo e da Informação
• Saber gerir o seu tempo e definir prioridades, organizar melhor as tarefas administrativas e desenvolver o campo autonomia;
• Otimizar o funcionamento do secretariado em caso de ausência;
• Elaborar um plano de ação pessoal.
Módulo V - Contribuir para o Sucesso do Trabalho em Equipa
• Definir os fatores de sucesso de uma equipa;
• Identificar os diferentes perfis e saber adaptar-se;
• Conhecer as missões de cada um e como intervir;
• Descrever as 5 fases de evolução de uma equipa e comportamentos positivos associados a cada uma delas;
• Desenvolver uma lógica de cooperação;
• Estabelecer relações construtivas com a equipa que apoia;
• Saber influenciar e motivar a equipa;
• Ser corresponsável pela qualidade do relacionamento e a performance da equipa que apoia;
• Saber influenciar e motivar;
• Desenvolver as suas capacidades de negociação;
• Facilitar a cooperação;
• O quadro de repartição de tarefas;
• A delegação e o controlo: O apoio à tomada de decisão.
Módulo VI - Equipas de Alto Desempenho
• Compreender o desempenho da equipa;
• Maximizar o desempenho;
• Direção eficaz e partilha de responsabilidades.
Módulo VII - Gestão de Conflitos
• Compreender as causas;
• Lidar com os conflitos;
• Transformar um conflito numa solução.
Módulo VIII - Motivação de Equipas
• Motivar colaboradores dispersos;
• Motivar colaboradores de fraco desempenho;
• Manter o ritmo da equipa;
• Criar a sensação de pertença;
• Dar uma visão de futuro.
Módulo IX - Acrescentar Valor ao Desempenho através da Criatividade
• A criatividade individual:
• A criatividade do grupo:
Módulo X - Melhorar a Capacidade de Comunicação e de Relacionamento
• Melhorar a relação consigo próprio:
• Melhorar as relações com os outros:
Módulo XI - Opcional - Preparação e Exame
Módulo XII - Encerramento
Pré-requisitos
Os pré-requisitos necessários para frequentar este curso são:
• Ter acesso a um computador ou um tablet com ligação à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Safari, Firefox ou Internet Explorer.
• Pode aceder ao curso a partir de qualquer computador (por exemplo, em casa e no escritório), tablet ou smartphone.
Metodologia
Este curso tem sempre presente o formador, que irá mesmo dar a formação presencial através da plataforma.
O Formando pode intervir juntamente com o formador ou com os restantes formandos tal como faz na sala de aula.
As apresentações e exercícios serão sempre disponibilizados pelo formador no final de cada sessão de formação.
No final do curso receberá um Certificado de Formação Profissional caso frequente pelo menos 90% das aulas, realize os trabalhos e os testes propostos, participe nas discussões online e tenha avaliação final positiva.
Esta formação é certificada e reconhecida.
High Skills - Formação e Consultoria
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