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MINI-MBA de Especialização em People Analytics: Sistemas de Apoio à Decisão na Gestão do Capital Humano


Objetivo Geral
O curso de People Analytics tem como objetivos:
A capacidade para recolher, analisar e agir com base em dados constitui um importante fator de competitividade. Os desenvolvimentos recentes, neste domínio, aplicados ao capital humano, têm conduzido a uma consolidação e maior relevância estratégica do People Analytics no seio das organizações.
Com vista ao desenvolvimento de profissionais e consultores altamente especializados em People Analytics, pretende-se com esta ação de formação, apresentar uma metodologia estruturada para a implementação de projetos que envolvam a utilização de dados e ferramentas analíticas para gerar conhecimento e aprendizagem no domínio do capital humano, que promovam a tomada de decisões do negócio de uma forma mais rápida, exata e com maior confiança. 

Objetivos Específicos
No final do curso os formandos serão capazes de:
• Entender o papel das pessoas nas organizações do século XXI;
• Analisar a gestão do capital humano na empresa em relação às necessidades atuais e futuras;
• Definir as etapas para implementação gradual dos quatro níveis de People Analytics na empresa;
• Compreender profundamente a importância do capital humano para os negócios no século XXI;
• Entender os grandes desafios da empresa do século XXI e como o People Analytics pode auxiliar a empresa a superá-los;
• Alinhar cada um dos processos de RH aos objetivos estratégicos do negócio da empresa;
• Entender as possibilidades de utilização do People Analytics na gestão de cada um dos processos do RH;
• Definir qual deve ser o objetivo de cada um dos processos de RH frente aos desafios atuais e futuros da empresa do século XXI;
• Planear os caminhos para tornar o Capital Humano parte integrante da estratégia empresarial, através da integração das pessoas ao negócio;
• Compreender os conceitos e princípios de People Analytics;
• Definir as informações-chave para os processos de RH e a gestão do Capital Humano;
• Entender os conceitos fundamentais da estatística descritiva na gestão do Capital Humano;
• Elaborar uma estratégia de People Analytics alinhada com as necessidades de negócio;
• Criar e implementar dashboards e modelos de monitorização do Capital Humano.


CONTEÚDOS

Módulo 0 – Abertura
  • Apresentação dos formadores e dos formandos;
  • Apresentação dos objetivos e metodologias de funcionamento de ação de formação.
Módulo I – People Analytics como ferramenta do RH Estratégico: Integração de pessoas no negócio
  • Capital humano: O papel das pessoas na Empresa do século XXI;
  • People Analytics: surgimento e importância no momento atual;
  • Transformações esperadas na empresa com a aplicação do People Analytics;
  • Os quatro grandes desafios a serem superados com o People Analytics;
  • Inovação através das pessoas;
  • Criando cooperação;
  • Estudo de Casos Práticos.
Módulo II – Os Processos de RH e a Gestão Assertiva do Capital Humano
  • Integração da área de RH ao negócio da empresa;
  • Do operacional ao RH estratégico;
  • Os subsistemas estratégicos do RH;
  • Os cinco grupos de processos do RH;
  • O essencial na simplicidade: Pessoas-Competências-Processos;
  • Estudo de Casos Práticos.
Módulo III – Balance Scorecard de Capital Humano para definir a estratégia de People Analytics
  • O A cadeia de valor RH;
  • Scorecard Estratégico;
  • Scorecard de Recursos Humanos;
  • Estratégia de People Analytics;
  • Análise de casos práticos e exercícios de aplicação.
Módulo IV – Métricas e indicadores aplicados ao Capital Humano
  • A função da informação e dos indicadores na gestão de pessoas;
  • Métricas sobre fator humano;
  • Informações Qualitativas vs. Quantitativas;
  • Indicadores de desempenho em RH;
  • Os três passos do People Analytics;
  • Coleta de dados em RH;
  • Organização dos dados do RH;
  • Apresentação de indicadores e métricas do RH;
  • Importância das métricas sobre competências;
  • Da estratégia empresarial à ação do RH com o People Analytics;
  • Estudo de Casos Práticos.
Módulo V – Estatística aplicada ao Capital Humano e elaboração de indicadores
  • Competências em People Analytics requeridas do profissional de RH;
  • People Analytics em ação: As diferentes etapas;
  • Os vários níveis do People Analytics;
  • Dos dados ao conhecimento no Capital Humano;
  • Fundamentos de estatística descritiva aplicada ao Capital Humano;
  • Cálculo de média, mediana e quartis: Indicadores de distribuição de dados;
  • Cálculo de variância e desvio padrão: Variabilidade de dados;
  • Análise de frequências;
  • Processamentos de dados do Capital Humano;
  • Cálculo de indicadores do RH;
  • Análise sociodemográfica do capital humano;
  • Exercícios práticos.
Módulo VI – Sistemas de apoio à decisão em gestão de recursos humanos: Construir um mapa de indicadores para gerir a informação do Capital Humano
  • Dashboards com vista à tomada de decisão;
  • Saber implementar um Sistema de Informação de Gestão em Recursos Humanos;
  • Indicadores estratégicos x indicadores de rotina;
  • Seleção, definição e acompanhamento de indicadores-chaves do dia-a-dia;
  • Construção de um Dashboard de monitorização do Capital Humano;
  • Análise preditiva de negócio através do People Analytics;
  • Exercícios práticos.
Módulo VII – Opcional – Preparação e Exame
  • Aferir e avaliar os conhecimentos adquiridos.
Módulo VIII – Encerramento


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Horário:
Duração: 50 horas
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