Seminário em Escrita Criativa e Técnicas de Storytelling para Publicidade - a Distância
2ª Edição: 10 e 11 de Agosto de 2023 das 09h00 às 12h00
Ao longo dos últimos anos tem-se verificado uma tendência crescente por parte das grandes multinacionais para o investimento em conteúdo – pago e orgânico. De facto, nunca a escolha das palavras foi tão importante para converter leads em clientes, e clientes em embaixadores da marca.
Utilizando o poder da narrativa, juntamente com formatos audiovisuais, as marcas têm conseguido a atenção dos consumidores utilizando o poder do Storytelling, como ferramenta para diferenciar-se dos seus concorrentes e reforçar o posicionamento da marca no mercado.
O Seminário em Escrita Criativa e Técnicas de Storytelling para Publicidade pretende reforçar as capacidades criativas e persuasivas de profissionais da área da Publicidade, para que possam construir materiais publicitários e promocionais que convertam com maior eficácia o seu público-alvo para os seus objetivos.
No final do seminário os participantes ficarão aptos a:
- Aplicar diferentes tipos de escrita e de leitura;
- Construir narrativas aplicadas a diferentes públicos-alvo e personas, no contexto B2B e B2C;
- Utilizar técnicas de escrita para a redação de anúncios online e offline;
- Distinguir diferentes estratégias de copywriting de acordo com o formato publicitário;
- Criar conteúdo otimizado para os motores de pesquisa, como o Google;
- Desenvolver a identidade de uma marca através de palavras;
- Conhecer técnicas de Marketing Viral;
- Analisar criticamente casos de estudo reais de marcas reais.
CONTEÚDOS
Módulo 0 – Apresentação da Plataforma e Método de Utilização
Módulo I – O Storytelling para Branding
- História e evolução cronológica do Storytelling no contexto empresarial;
- Diferentes tipos de texto, de acordo com a estrutura e objetivo;
- Caracterização da narrativa;
- Desenvolvimento de personagens;
- Slogans e taglines;
- Storytelling B2B e B2C;
- Visual Storytelling;
- Conceitos de Neurocomunicação.
- A evolução da Publicidade e as novas tendências atuais;
- Técnicas de copywriting para publicidade;
- Palavras que seduzem e palavras que repelem;
- A gestão das emoções na escrita publicitária;
- Copywriting para newsletters;
- Copywriting para landing pages;
- Copywriting para anúncios nas redes sociais;
- Otimização para motores de pesquisa;
- Ferramentas de apoio à escrita publicitária;
- Análise e monitorização de desempenho.
Pré-requisitos
Os pré-requisitos necessários para frequentar este curso são:
• Ter acesso a um computador ou um tablet com ligação à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Safari, Firefox ou Internet Explorer.
• Pode aceder ao curso a partir de qualquer computador (por exemplo, em casa e no escritório), tablet ou smartphone.
Metodologia
Este curso tem sempre presente o formador, que irá mesmo dar a formação presencial através da plataforma.
O Formando pode intervir juntamente com o formador ou com os restantes formandos tal como faz na sala de aula.
As apresentações e exercícios serão sempre disponibilizados pelo formador no final de cada sessão de formação.
No final do curso receberá um Certificado de Formação Profissional caso frequente pelo menos 90% das aulas, realize os trabalhos e os testes propostos, participe nas discussões online e tenha avaliação final positiva.
Esta formação é certificada e reconhecida.
High Skills - Formação e Consultoria
Angola | Cabo- Verde | Moçambique | Portugal | S. Tomé e Princípe
Angola | Cabo- Verde | Moçambique | Portugal | S. Tomé e Princípe