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Metodologias para Melhoria da Qualidade


Este curso visa proporcionar aos formandos uma reflexão sobre as metodologias que ajudam à efetivação de melhorias contínuas dos produtos e serviços através da utilização do método científico de solução de problemas. Criar abordagens que permitam, de forma sistemática, analisar os factos, agir do ponto de vista de uma gestão baseada em factos e dados e testar permanentemente os resultados obtidos a partir de uma abordagem empírica. Formular hipóteses, o máximo possível criativo e ousadas, associadas à necessidade permanente de realização de teste empíricos a essas hipóteses formuladas. 

CONTEÚDOS

 1. A Melhoria de Desempenho como um Processo de Resolução de Problemas
A Qualidade e os Círculos de Qualidade (CQ)
A Gestão do Processo e o Controlo Estatístico do Processo
O Controlo e a Melhoria do Processo
O Processo versus a Criatividade
2. A Melhoria Reativa
O que é um Problema?
As Etapas e as Ferramentas Padrão
As 7 ferramentas do CQ: Registo de Dados, Distribuição de Frequências, Diagrama de Pareto, Diagrama de Causa-Efeito, Gráficos, Cartas de Controlo, Histograma e Diagrama de Correlação
3. O Diagnóstico de Gestão das 7 Etapas da Melhoria Reativa
Etapa 1: Selecionar o Tema
Etapa 2: Recolher e Analisar os Dados
Etapa 3: Analisar as Causas
Etapa 4: Planear e Implementar a Solução
Etapa 5: Avaliar os Efeitos
Etapa 6: Padronizar a Solução
Etapa 7: Refletir sobre o Processo
4. A Melhoria Proactiva
Introdução à Melhoria Proactiva
A Recolha de Dados para a Melhoria Proactiva
As Etapas Padrão para a Melhoria Proactiva
As 7 Novas Ferramentas: Diagrama de Afinidade, Diagrama de Relações, Diagrama Matricial, Diagrama de Árvore, Diagrama PDP (Process Decision Program Chart), Diagrama de Setas, Análise Matricial de Dados
5. A Melhoria Proactiva no Desenvolvimento de Novos Produtos
O Propósito da Melhoria Proactiva
Etapa 1 – O Desenvolvimento e a Compressão do Ambiente e das Necessidades do Cliente
Etapa 2 – Transformar a Compreensão em Exigências
Etapa 3 – Definir Operacionalmente as Exigências do Cliente ao Desenvolvimento da Linha de Produção
6. Proceder Posteriormente à Pesquisa de Mercado, Implementação do Produto e Lançamento do Produto no Mercado.


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Duração: 18H
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