Consultoria em Gestão de Saúde e Segurança no Trabalho -
Identificação de Perigos e Análise de riscos
Enquadramento
Anualmente, milhões de pessoas em todo o mundo são vitimas de acidentes e de doenças ocupacionais. Para mudar estes números, é essencial prever os riscos, pôr em prática medidas eficazes de segurança e assegurar o seu rigoroso cumprimento.
Assim a promoção da segurança e da saúde dos trabalhadores por forma a prevenir a ocorrência de acidentes de trabalho e o surgimento de doenças profissionais deverá ser o objetivo principal da atuação de qualquer organização.
A legislação de Saúde e Segurança no Trabalho aplica-se a todas as organizações, independentemente da sua atividade ou dimensão.
Gestão da Saúde e Segurança no Trabalho
A gestão da Saúde e Segurança no Trabalho passa por identificar os riscos associados ao local de trabalho, instalações e ao desenvolvimento da atividade, isto é, a situações que possam causar dano aos trabalhadores e a terceiros e a decisão de se está, ou não, a fazer o suficiente para prevenir a sua ocorrência.
Uma avaliação de riscos baseia-se, principalmente em identificar, face às situações existentes, as necessárias medidas para controlar a ocorrência de danos para a Saúde e Segurança no Trabalho.
O nosso principal objetivo:
- Melhorar as condições de Segurança e Saúde no Trabalho (SST) no seio das organizações nossas clientes;
- Identificar os perigos e riscos presentes no local de trabalho e determinar a sua magnitude;
- Estabelecer e implementar um programa adequado de prevenção e controlo dos riscos profissionais detetados;
- Fomentar a comunicação entre os trabalhadores e desenvolver as suas competências em matéria de Saúde e Segurança no Trabalho (SST);
O nosso propósito:
Pretendemos, pois, contribuir para a promoção e desenvolvimento da capacidade dos nossos clientes, de controlar os fatores de risco associados às suas atividades, permitindo-lhes melhorar a sua competitividade e otimizar a sua eficiência e eficácia.
Partindo da identificação cuidadosa de perigos e dos riscos associados fazemos uma rigorosa análise dos mesmos, propondo medidas preventivas e/ou corretivas para o seu controlo, recorrendo a soluções adequadas e financeiramente viáveis, destinadas a contribuir para a segurança e saúde do capital humano e simultaneamente para a competitividade das organizações nossas clientes.
Vantagens da Análise de Riscos:
- Diminuição de custos e de riscos;
- Redução das taxas de absentismo;
- Redução da rotação dos trabalhadores;
- Menor número de acidentes;
- Menor probabilidade de processos judiciais;
- Garantia de uma melhor continuidade da atividade e aumento da produtividade;
- Evitando ou reduzindo incidentes;
- Reduzindo ou evitando acidentes;
- Diminuição de quebras e de falhas no processo produtivo;
- Aumento do prestígio e da reputação junto dos fornecedores, clientes e outros parceiros;
- Aumenta a satisfação e o empenho dos trabalhadores.
Para mais informações sobre este serviço, contate-nos para podemos auxilia-lo a fazer um diagnostico correto à sua empresa.