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Como inovar na formação – para responder aos desafios atuais das empresas e das pessoas
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Na vida não temos problemas, temos DESAFIOS – sou crente e praticante deste conceito que não pretende desvalorizar as grandes dificuldades atuais das pessoas e organizações, mas antes promover o espírito de abertura para a procura de soluções, que ambicionam ser criativas ou ousadas.

Soluções criativas e ousadas conduzem-nos à inovação como estratégia crucial num processo de gerar novas ideias ou soluções ou, se atendermos ao conceito de Peter Drucker, professor e pensador que descreve a administração moderna como a ciência que trata sobre pessoas nas organizações: inovação é a habilidade de transformar algo já existente num recurso que gere riqueza.

E o recurso diferenciador das organizações são as pessoas que, nos dias de hoje, comungam do desafio de alcançar o bem-estar nas organizações num conceito holístico de equilíbrio entre a saúde física e mental, na procura de vivenciar a melhor experiência profissional que se traduz na satisfação do colaborador e aumento de produtividade e alto desempenho das equipas.

Na minha opinião a formação profissional é o condimento essencial que fará sobressair qualquer estratégia que promova o bem-estar nas organizações. A formação, concebida atendendo às necessidades “nutricionais” da organização e dos colaboradores, promove o crescimento económico e a retenção de talento nas equipas.

A aprendizagem contínua promovida nas empresas através de upskilling ou reskilling concorre para o aumento da vantagem competitiva no mercado através do desenvolvimento pessoal, pois a grande maioria dos colaboradores, percecionam as oportunidades de desenvolvimento pessoal como um reforço do seu bem-estar.

Nos últimos dois anos o meu envolvimento é sobretudo em projetos formativos para responder aos desafios das organizações e pessoas através do fortalecimento das softskills, cada vez mais transformadas em powerskills como a comunicação, liderança ou gestão de conflitos, projetadas e desenvolvidas para apresentar soluções aos desafios mais prementes e diários das organizações num programa formativo eficaz para o bem-estar nas organizações.

Destaco um projeto recente transformador que permitiu uma pequena empresa parar a sua laboração durante uma tarde por mês para reunir, administração e colaboradores em ambiente formativo, para análise de “áreas cinzentas” nos seus procedimentos e delinear estratégias por um período de 6 meses. O que poderiam ser problemas são transformados em desafios para a retenção de talentos, inovação, criatividade e produtividade.


- Publicado por Dra. Anabela Pereira, Coordenadora, Formadora e Consultora da área de Gestão e Cultura das Organizações.

Habilitações
Frequência Contabilidade e Administração (1991-1995)
Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto

Resumo de Competência

Moderadora de aprendizagens, adora o que a desafia, estimula e provoca arrepios. Apaixonada pela vida, pelas pessoas e por comunicação, que a leva a inúmeras viagens como oradora em conferências e workshops na área da liderança e comunicação para entidades como Universidade de Aveiro; Universidade de Coimbra; Tourism Creative Factory ou Município de Ílhavo.
Possui imensa experiência como formadora para entidades públicas e privadas em modelo presencial e formação à distância, em áreas que incluem comunicação interpessoal e comunicação assertiva, gestão de tempo, organização do trabalho, gestão de equipas, liderança e trabalho de equipa.
Reúne ainda elevadas competências em formação, workshops e reuniões em modelo online distinguidas em contexto profissional e enriquecidas pela na sua atividade no Toastmasters Internacional onde já desempenhou funções como diretora de divisão, diretora de área, presidente do clube e vice-presidente para a educação.

Percurso Profissional

Desde 2021 - Formadora na High Skills nas seguintes áreas: comunicação assertiva, gestão de tempo, gestão de conflitos, escrita dinâmica e elaboração de textos
Desde 2019 – Formadora no IEFP nas seguintes áreas: comunicação assertiva, gestão de tempo e organização do trabalho, gestão de conflitos, relacionamento interpessoal e liderança

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