HighSkills

Pesquisar: 
Universo High Skills

A Necessidade de uma Análise das Demonstrações Financeiras na Organizações
Universo High Skills

Todas as empresas têm um ciclo de vida com a sua origem, crescimento, maturidade, declínio e encerramento. Basta verificar que não existem muitas empresas com mais de 100 anos. Todos os acionistas, gestores, colaboradores e stakeholders de uma empresa desejam perceber em qual o ciclo que a sua empresa se encontra para poderem tomar decisões que melhor se enquadram a cada uma das fases do ciclo de vida da empresa.

A análise de demonstrações financeiras sucessivas e consistentes nos critérios utilizados vai permitir uma comparação análoga entre períodos e a evolução dos principais valores e indicadores, possibilitando identificar pontos fortes ou fraquezas e identificar tendências e padrões. Estas informações são fundamentais para avaliar oportunidades de investimento, riscos potenciais e formular estratégias de crescimento eficazes.

O Excel é uma ferramenta extremamente útil para a análise financeira permitindo executar cálculos, relações entre dados contabilísticos, análises de orçamentos, fluxos de caixa, rácios ou análises de risco. Existem centenas de modelos de análise financeira padrão que podem ser realizados através do Excel. Esta ferramenta permite construir dashboards com os principais indicadores permitindo um acompanhamento, interpretação e compreensão da saúde da empresa em análise.

Capacitar os colaboradores das empresas através de formação nesta temática é um investimento no capital humano das entidades. Apesar destes temas estarem muito conectados com a área financeira das empresas, é uma matéria que tem interesse para um leque alargado de colaboradores das diferentes valências da empresa. Numa perspetiva de aumentar a transparência das entidades, a divulgação e comunicação das contas a todos os colaboradores tem sido uma prática cada vez mais frequente. Assim, analisar as demonstrações financeiras é uma prática cada vez mais corrente e transversal a toda a empresa, permitindo que todos possam remar no mesmo sentido, ajudando a empresa a atingir os seus objetivos.


-  Publicado por Dr. Gonçalo Caiado, Coordenador da High Skills em Finanças, Contabilidade e Fiscal 

Habilitações

Licenciado em Economia Pós-Graduação em Gestão do Investimento e Comércio Internacional Curso de Especialização em Auditoria Financeira Consultor / Formador Contabilista Certificado

Resumo de Competência

Percurso profissional desenvolvido nas áreas da Formação, Consultoria, Banca e Contabilidade, com destaque em temáticas como: Auditoria, Controlo Interno, Fiscalidade, Contabilidade e Gestão de Equipas. Formador desde 2007, ministrando várias ações de formação em contexto nacional e internacional, a nível empresarial (Intra e Inter empresas) ou em contexto de sala e online. Nos últimos anos, de realçar um acréscimo significativo de experiencia de formação em formato online.

Das funções desempenhadas na Banca destaque para função de Auditor Interno, Departamento de Controlo Interno e Formador Interno numa Instituição Financeira. Na Contabilidade, Inscrito na Câmara dos Técnicos Oficiais de Contas desde 2001, sendo responsável pela contabilidade de várias empresas.

Percurso Profissional

Desde 2021 - Consultor/ Formador na High Skills nas seguintes áreas: Contabilidade, Fiscalidade, Gestão financeira, Auditoria, Compliance, Controlo Interno.
Desde 2001 - Contabilista Certificado Inscrito na Câmara dos Técnicos Oficiais de Contas desde 2001, sendo responsável pela contabilidade de várias empresas de diferentes sectores de atividade.
De Janeiro 2011 a Dezembro 2012 - Função de coordenador do Gabinete de Controlo Interno em Instituição financeira.
De 2008 a Dezembro 2011 - Auditor Interno em Instituição Financeira.


Para mais informações do nosso Calendário de Formação a Distância,clique aqui.