HighSkills

Pesquisar: 
Universo High Skills

Procurement: Best Pratices
Universo High Skills

 O tecido empresarial português é composto por empresas cada vez mais competitivas, que procuram sempre os melhores preços, bem como as melhores condições financeiras nas relações que mantém com os seus fornecedores, por forma a puderem apresentar aos seus clientes, produtos com cada vez melhor qualidade e a preços mais baixos.

Neste sentido, as relações que mantém com os seus fornecedores, são essenciais e primordiais.

Atualmente, as empresas estão muito focadas na otimização dos custos, mantendo a qualidade do serviço, pelo que a criação e desenvolvimento do departamento de compras, que até então era visto como um departamento secundário, tem sido fulcral para o crescimento e estabilidade das organizações.

Estes, hoje em dia, mais do que negociar e proceder à aquisição de produtos, têm de o fazer da forma mais rentável possível, pelo que a otimização dos processos de compras é primordial.

Atividades como a cotação, avaliação e seleção de fornecedores, à negociação, gestão de minutas e demais contratos, transporte, logística e recebimento de pedidos, e avaliação do desempenho das entregas e dos fornecedores, têm então um importante papel na rentabilização dos investimentos da empresa.

Assim, o procurement tem assumido cada vez uma importância maior no seio das empresas, tornando-se como peça crucial na estratégia das mesmas, na criação da sua visão estratégica e na otimização dos seus processos.

Por forma a darem resposta às necessidades do mercado e dos seus clientes, cada vez mais exigentes e com expetativas mais elevadas, as empresas apostam cada vez mais no desenvolvimento de departamentos de compras fortes, que procurem constantemente novos fornecedores, efetuem a gestão de parcerias rentáveis e otimizem os custos.

Neste ponto, é então fundamental a criação e implementação de práticas assertivas que procurem a melhoria contínua e permita às organizações diferenciarem-se das suas concorrentes, pelo que a procura por novos e melhores conhecimentos na temática de procurement é fundamental para o sucesso de qualquer organização.


- Publicado por Dr. João Carvalho,Coordenador, Formador e Consultor nas áreas da Administração Pública e Seguros


Habilitações

Licenciado em Gestão de Empresas
Mestre em Gestão de Recursos de Saúde
Docente do Ensino Superior e Profissional
Gestor Executivo de Unidades de Saúde
Consultor Financeiro, de Gestão e de RH
Diretor Financeiro em IPSS
Diretor de Serviços em IPSS
Formador nas áreas de Gestão, Contabilidade, Fiscalidade,Gestão de Projetos, Logística, RH e gestão da qualidade.
Curso Prático de Contabilidade e Fiscalidade com informática Aplicada
Curso de E Formador e Formação de Formadores

Resumo de Competência

Gestor com mais de 10 anos de experiência, tendo assumido funções de Diretor Financeiro e Diretor de Serviços em Instituições Particulares de Solidariedade Social, e funções de Gestor de Unidades de Saúde. Técnico de Contabilidade em contexto de gabinete e como Diretor de Recursos Humanos em Unidade de Saúde.
Formador em diversas áreas desde 2018, tanto em ações de formação privadas como no âmbito de programas financiados. Conta com a elaboração e construção de diversos cursos e módulos de Programas Avançados que ministra.
Consultor de Empresas desde 2018 nas áreas de Gestão, Contabilidade e Recursos Humanos.
Docente no Instituto Politécnico de Leiria de unidades curriculares de Gestão de Unidades de Saúde e de Cursos Profissionais.

Percurso Profissional

Desde Setembro/2023 – Docente de unidades curriculares em Escolas Profissionais
Desde junho/2022 – Trabalhador independente como formador e consultor.
Desde fevereiro 2022 – Docente no Instituto Politécnico de Leiria
Desde janeiro/2018 – Formador nas áreas de Gestão, Contabilidade, Fiscalidade, Gestão de Projetos, Logística, RH e gestão da qualidade
Desde 2018 – Consultor de Empresas nas áreas de Gestão, Contabilidade e Recursos Humanos
De 2017 a 2018 – Diretor de Serviços de IPSS
De 2014 a 2017 – Diretor Financeiro de IPSS
De 2012 a 2014 – Técnico de Contabilidade em IPSS

Para mais informações do nosso Calendário de Formação a Distância,clique aqui.