MINI-MBA de Especialização em Sistemas de Logística – a Distância
Vários fatores são importantes para essas conquistas no mercado. E a logística é uma delas. Pois uma logística eficaz só traz resultados positivos a organização.
Uma logística bem planeada envolve quase todos os departamentos de uma empresa. Desde a aquisição da matéria-prima, até o produto acabado.
Dentro da empresa do Século XXI os departamentos devem agir de forma integrada e não isolada. Evitando assim conflitos internos, o que pode vir a prejudicar todo o planeamento logístico. Neste caso, os departamentos e os colaboradores devem interagir de forma positiva e tendo um só objetivo de cada vez.
Para que não se prejudique os fornecedores e clientes. Necessitamos estar atentos para que todas as necessidades sejam atendidas no tempo estipulado. Evitando atrasos no processo de recebimento, produção e despacho do material. Por isso Este Mini- MBA têm uma importância fundamental para a sua formação.
No final deste MINI-MBA os participantes deverão:
- Definir uma estratégia logística inovadora e de sucesso para a sua organização ou serviço logístico;
 - Reduzir significativamente os stocks introduzindo um sistema de colaboração eficaz com todos os intervenientes da sua Supply Chain – clientes e fornecedores;
 - Reorganizar os macros de fluxos, físicos e de informação, da empresa e ao longo da cadeia, do fornecedor ao consumidor final;
 - Escolher e introduzir uma política de distribuição adaptada às necessidades do cliente;
 - Colaborar com os fornecedores e os clientes para reduzir os riscos logísticos;
 - Gerir com eficácia um serviço logístico através de indicadores de gestão pertinentes e melhorar o seu desempenho continuamente;
 - Utilizar ferramentas de Colaboração Logística, adaptando a teoria na área logística, à sua realidade empresarial;
 - Fornecer e atualizar competências que permitam compreender o papel da logística global;
 - Organizar a informação da empresa, do fornecedor ao cliente;
 - Reduzir os stocks introduzindo um sistema de informação eficaz com os seus clientes;
 - Escolher e introduzir uma política de transportes adaptada às necessidades do cliente;
 - Gerir com eficácia e eficiência um serviço logístico através de indicadores de gestão pertinentes;
 - Colaborar com os fornecedores e os clientes para reduzir os riscos logísticos.
 
CONTEÚDOS
Módulo 0 – Abertura
- Apresentação dos formadores e dos formandos;
 - Apresentação dos objetivos e metodologias de funcionamento de ação de formação.
 
- Globalizar os atos logísticos do fornecedor ao cliente: a gestão da “supply chain”;
 - O que espera o cliente da logística;
 - Serviço ao cliente e gestão do serviço ao cliente:
    
- Novos arquétipos de Mercado;
 
 - A logística e as outras funções (compras, qualidade, produção, comercial);
 - Qualidade;
 - Compras e Área comercial.
 
- As soluções clássicas;
 - As soluções “por pedido a montante”.
 
- Cadeia logística:
    
- E-Commerce;
 - A cadeia de abastecimento;
 - Gestão Logística;
 
 - Análise SWOT na Logística;
 - Teorias e Ideias fundamentais;
 - Planeamento Estratégico.
 
- Logística e Sistemas de informação;
 - Catálogos Eletrónicos;
 - QR/CR;
 - VMI;
 - CRP;
 - SOB;
 - ECR;
 - CPFR;
 - Casos de estudo.
 
- O que é o caderno de Encargos;
 - Colaborar com os fornecedores;
 - A convenção logística;
 - Gerir um serviço logístico;
 - A gestão dos fluxos da plataforma logística (DRP, EDI Internet);
 - Dominar os custos e os resultados. O desempenho e os Indicadores na gestão logística.
 
- Inbound: a receção e a armazenagem;
 - Outbound: os princípios da organização dos armazéns e a preparação das encomendas: a expedição e a distribuição;
 - A empresa pressionada pelo cliente;
 - A organização da expedição e distribuição: princípios e boas práticas;
 - O transporte, as bases da legislação.
 
- Aferir e avaliar os conhecimentos adquiridos.
 
- Avaliação do curso: formadores e formandos.
 
Pré-requisitos
Os pré-requisitos necessários para frequentar este seminário são:
Ter acesso a um computador ou um tablet com ligação à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Safari, Firefox ou Internet Explorer.
Pode aceder ao seminário a partir de qualquer computador (por exemplo, em casa e no escritório), tablet ou smartphone.
Metodologia
Este curso tem sempre presente o formador, que irá mesmo dar a formação presencial através da plataforma.
O Formando pode intervir juntamente com o formador ou com os restantes formandos tal como faz na sala de aula.
As apresentações e exercícios serão sempre disponibilizados pelo formador no final de cada sessão de formação.
No final do curso receberá um Certificado de Formação Profissional caso frequente pelo menos 90% das aulas, realize os trabalhos e os testes propostos, participe nas discussões online e tenha avaliação final positiva.
Esta formação é certificada e reconhecida.
High Skills - Formação e Consultoria
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