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MINI-MBA de Especialização de Secretariado Executivo


Objetivo Geral:
A dinâmica atual do mercado de trabalho obriga o profissional de Secretariado a ser competitivo, não só através das competências técnicas, como também das competências pessoais. Para competir no mercado atual, o profissional de Secretariado deve ver-se como um líder inovador e criativo, um empreendedor que desafia os obstáculos do dia-a-dia de trabalho, um profissional em que os outros se possam rever. Quanto maior o conhecimento adquirido, maiores serão as exigências, bem como as possibilidades de alcançar novos objetivos.

Objetivos Específicos:
No final do curso os formandos devem estar aptos a:
Situar a própria função na Empresa e em relação ao Management;
Desenvolver aptidões e responsabilidades na organização do trabalho e gestão do tempo e da informação;
Contribuir para o sucesso do trabalho em equipa;
Acrescentar valor ao seu desempenho através da criatividade;
Melhorar a capacidade de comunicação e de relacionamento.
 


CONTEÚDOS

Módulo 0 – Abertura
Apresentação dos formadores e dos formandos;
Apresentação dos objetivos e metodologias de funcionamento de ação de formação.

Módulo I - Compreender-se a Si Mesmo 
Melhorar a perceção pessoal;
Usar a Inteligência Emocional (IE);
As quatro competências da IE;
Aplicar a assertividade;
Identificar as pretensões e os objetivos pessoais em relação à atividade.

Módulo II - Aprender a Interagir com os Outros
Comunicar com eficácia;
Escutar de forma ativa;
Perceber as sugestões não verbais;
Saber ensinar;
Transmitir, receber e valorizar uma reação.

Módulo III - Situar a Própria Função na Empresa e em Relação ao Management
Estabelecer as diferenças entre o secretariado tradicional e o secretariado executivo:
Especificidades da função, principais implicações;
Evolução de carreira em Secretariado:
Compreender a Empresa: Conceito de Empresa. Os diversos tipos de empresas;
Inserção da empresa no contexto económico-social. A imagem que projeta, veículos que utiliza;
Compreender o Management - Funções e tarefas do Manager;
Estilos de gestão;
Aplicar o princípio da complementaridade e competências adquiridas;
Identificar as zonas de desenvolvimento profissional.

Módulo IV - Desenvolver Aptidões e Responsabilidades na Organização do Trabalho, Gestão do Tempo e da Informação
Saber gerir o seu tempo e definir prioridades, organizar melhor as tarefas administrativas e desenvolver o campo autonomia;
Otimizar o funcionamento do secretariado em caso de ausência;
Elaborar um plano de ação pessoal.

Módulo V - Contribuir para o Sucesso do Trabalho em Equipa
Definir os fatores de sucesso de uma equipa;
Identificar os diferentes perfis e saber adaptar-se;
Conhecer as missões de cada um e como intervir;
Descrever as 5 fases de evolução de uma equipa e comportamentos positivos associados a cada uma delas;
Desenvolver uma lógica de cooperação;
Estabelecer relações construtivas com a equipa que apoia;
Saber influenciar e motivar a equipa;
Ser corresponsável pela qualidade do relacionamento e a performance da equipa que apoia;
Saber influenciar e motivar;
Desenvolver as suas capacidades de negociação;
Facilitar a cooperação;
O quadro de repartição de tarefas;
A delegação e o controlo: O apoio à tomada de decisão.

Módulo VI - Equipas de Alto Desempenho
Compreender o desempenho da equipa;
Maximizar o desempenho;
Direção eficaz e partilha de responsabilidades.

Módulo VII - Gestão de Conflitos
Compreender as causas;
Lidar com os conflitos;
Transformar um conflito numa solução.

Módulo VIII - Motivação de Equipas
Motivar colaboradores dispersos;
Motivar colaboradores de fraco desempenho;
Manter o ritmo da equipa;
Criar a sensação de pertença;
Dar uma visão de futuro.

Módulo IX - Acrescentar Valor ao Desempenho através da Criatividade
A criatividade individual:
A criatividade do grupo:

Módulo X - Melhorar a Capacidade de Comunicação e de Relacionamento
Melhorar a relação consigo próprio:
Melhorar as relações com os outros:

Módulo XI - Opcional - Preparação e Exame

Módulo XII - Encerramento
 
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Horário:
Duração: 50 Horas
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