MINI-MBA de Especialização de Planeamento e Controlo de Gestão
Este Mini-MBA de Especialização vai incidir sobre as principais vertentes temáticas no âmbito da área financeira de uma Organização (Planeamento, Controlo de Gestão, Gestão Orçamental, Excel para Controlo de Gestão e Reporting) com o objectivo de proporcionar um completo domínio dos aspectos mais relevantes em cada uma delas.
Este MINI-MBA tem como principal objectivo o de fornecer e actualizar competências que permitam dominar os principais aspectos no âmbito acima referido.
No final deste Mini-MBA os participantes deverão:
- Saber em que consistem e quais as principais funções numa organização;
- Saber quais as principais tarefas da Função Financeira;
- Saber em que consiste a Gestão Financeira e os seus principais objetivos;
- Ter conhecimento dos aspectos mais relevantes associados ao equilíbrio financeiro;
- Saber em que consiste a Análise Financeira e dominar as suas principais técnicas;
- Ter domínio dos principais aspectos ligados ao Planeamento numa organização;
- Saber em que consiste o Controlo de Gestão e os centros de responsabilidade;
- Conhecer os principais sistemas de Controlo de Gestão;
- Saber em que consistem os “sistemas de incentivos”;
- Conhecer os objetivos da Gestão Orçamental;
- Saber como é elaborado o Orçamento Anual;
- Saber em que consiste o Controlo Orçamental;
- Conhecer as potencialidades de uma folha de cálculo (Excel) que permitem uma utilização optimizada na área financeira (com especial ênfase no Controlo de Gestão e Reporting).
CONTEÚDOS
Módulo 0 – Abertura
- Apresentação dos formadores e dos formandos;
- Apresentação dos objectivos e metodologias de funcionamento de ação de formação.
- A empresa;
- As principais “Funções” da empresa;
- A função Financeira;
- A “Gestão financeira”;
- O equilíbrio financeiro;
- A “Análise financeira”;
- O “Planeamento”;
- O “Controlo de gestão”;
- Os “Sistemas de incentivos”.
- Objetivos da Gestão Orçamental;
- A elaboração do Orçamento Anual;
- O Controlo Orçamental.
- Destaque para as principais potencialidades do Excel para uma utilização optimizada no âmbito da área financeira (especial incidência no controlo de gestão e reporting);
- Análise de variações;
- Análise de cenários;
- Análise de sensibilidade;
- Atingir objetivo e solucionador;
- Utilização otimizada dos gráficos;
- As principais funções financeiras;
- Utilização da formatação condicional no reporting;
- As tabelas dinâmicas;
- A proteção da informação;
- Ligações entre ficheiros;
- Macros;
- Utilização de atalhos;
- Elaboração de relatórios de Controlo de Gestão e Reporting;
- Elaboração de um “Tableau de Bord”;
- Elaboração de paineis de indicadores com “semáforos”;
- Elaboração de relatórios (Reporting) no Controlo de Gestão.
- Aferir e avaliar os conhecimentos adquiridos
- Avaliação do Mini-MBA de Especialização: formadores e formandos.
High Skills - Formação e Consultoria
Angola | Cabo- Verde | Moçambique | Portugal | S. Tomé e Princípe
Angola | Cabo- Verde | Moçambique | Portugal | S. Tomé e Princípe