MINI-MBA de Especialização de Gestão de Recursos Humanos com a Ferramenta de Excel aplicado a RH
O Mini-MBA de Especialização de Recursos Humanos tem como objetivos:
- Habilitar para a gestão operacional de recursos humanos;
- Desenvolver capacidades para a conceção de estratégias integradas (psicossociais, culturais, técnicas e económico-financeiras) de gestão e desenvolvimento de recursos humanos a nível organizacional e social;
- Promover competências de análise e definição de políticas de recursos humanos ao nível organizacional e social (local, regional e nacional);
- Otimizar as decisões dos Gestores e Diretores de Recursos Humanos ao nível da gestão de RH, utilizando todas as potencialidades do Excel e transformando a informação Excel em informações eficientes de apoio à tomada de decisão.
No final do Mini-MBA os formandos serão capazes de:
- Identificar os diversos tipos de remunerações, retribuições e de retenções obrigatórias;
- Diferenciar os contratos a termo certos, incerto e indeterminado;
- Conhecer os prazos de renovação, de efeitos, de caducidade, de denúncias e aviso prévios legais dos mesmos tipos de contratos;
- Saber calcular o processamento salarial, com os respetivos abonos e descontos obrigatórios, aplicando os limites previstos no Código do Trabalho;
- Saber calcular os direitos indemnizatórios dos funcionários dependentes, diferenciado pelo tipo de vínculo laboral;
- Saber calcular a massa salarial anual e interpretá-lo como responsável de Recursos Humanos, de forma a ter opções válidas e benefícios no possível recrutamento;
- Identifiquem processos de recrutamento externo e interno - vantagens e desvantagens. Enquadrem a seleção de pessoal na organização;
- Reconheçam a importância da Ética em processos de Recrutamento e Seleção;
- Identifiquem as etapas da análise curricular, assim como os vários testes que integram a seleção de colaboradores;
- Conheçam de um modo geral as partes integrantes dum sistema de gestão de desempenho e a importância da definição de objetivos individuais;
- Identifiquem várias modalidades de formação e soluções existentes no âmbito do desenvolvimento pessoal;
- Preparar e estruturar Modelos de Excel adaptados às diferentes necessidades e processos de Recursos Humanos;
- Otimizar os cálculos relacionados com a formação pela criação de dossiers de formação e de relatórios e organização de informação através do Excel;
- Estruturação e organização de um quadro de indicadores de Recursos Humanos, facilitando uma revisão periódica e visualização de objetivos atingido;
- Planear, conceber e implementar a avaliação de desempenho aplicando as potencialidades do Excel.
CONTEÚDOS
Módulo 0 – Abertura
- Apresentação dos formadores e dos formandos;
- Apresentação dos objetivos e metodologias de funcionamento de acão de formação.
- Enquadramento – a Gestão de Projetos aplicado aos Recursos Humanos;
- As ferramentas de gestão de projetos;
- Gestão e Registo;
- Exercício de aplicação prática.
- Lei de Bases e Regime Jurídico de Vinculação;
- Prestações Familiares;
- Sistema e Calculo de Reformas:
- Velhice;
- Antecipada.
- Mapas de Remuneração;
- Contribuições Obrigatórias;
- Análise de casos práticos, com aplicação de legislação local.
- IRT;
- Abonos;
- Subsídios;
- Isenções e Benefícios;
- Regras fiscais de Calculo das Remunerações;
- Análise de casos práticos, com aplicação de legislação local.
- O Cadastro Individual do Trabalho;
- Exemplos de Organizações;
- Exercícios Práticos de processamento de Salários;
- Mapa de Horas Extraordinárias;
- Software de apoio ao processamento salarial;
- Elaboração e Implementação de Sistemas de Avaliação de Desempenho;
- Objetivos e Estratégias da Avaliação de Desempenho;
- Métodos e Instrumentos de Avaliação de Desempenho;
- A Entrevista de Avaliação de Desempenho;
- Controlo de presenças – métodos e técnicas;
- Gestão do absentismo;
- Análise de casos práticos e exercícios de aplicação.
- Elaboração do regulamento interno/ Código de conduta/ Ética/ Responsabilidade Empresarial;
- Minutas de Contratos de trabalho;
- Processo disciplinar:
- Prazos;
- Relatórios.
- Cumprimento de obrigações legais:
- Comunicações obrigatórias;
- Prazos.
- Regras e medidas preventivas em sede de inspeção geral de trabalho;
- O Qualificador:
- Gestão de Carreiras.
- Análise de casos e exercícios práticos, com aplicação de legislação local.
- Planeamento, Conceção e Implementação de Avaliação de Desempenho em Excel:
- Definição da folha de cálculo segundo os dados, parâmetros e variáveis da avaliação de desempenho;
- Aplicação de ferramentas Excel em contexto de Avaliação de Desempenho;
- Como obter análises detalhadas com base na tipologia de resultados:
- Análises estatísticas, análises gráficas e análises de conteúdo;
- Dashboards como Indicadores de Avaliação;
- Distribuições forçadas;
- Apresentação organizada da informação resultante.
- Excel como Ferramenta para a Realização de Revisões Salariais
- Criar tabelas dinâmicas para sintetizar a informação;
- Tabelas de uma Entrada Simples, de uma Entrada Múltipla e Tabelas de Duas Entradas com Variação de Critérios de Filtragem;
- Tomar decisões baseadas em análises gráficas e cálculos automáticos;
- A importância da proteção da informação: Metodologias.
- Gestão Administrativa – Automatização dos Cálculos em Excel
- A automatização de procedimentos administrativos repetitivos;
- Criação de simuladores para a realização automática de cálculos;
- Criação de macros para a realização de processos repetitivos;
- Criação de simuladores que evitem redundâncias:
- Cálculo de Segurança Social;
- Transformação em salário líquido;
- Compensações em caso de saída da empresa.
- Acompanhamento de Indicadores de Recursos Humanos com base no Excel
- Criação de um Quadro de Acompanhamento de Indicadores:
- Revisão Periódica e Visualização Imediata do Estado de Atingimento dos Objetivos: Identificação de Desvios;
- Identificação dos Objetivos Estratégicos com base na Metodologia Balanced Scorecard;
- Operacionalização do Desdobramento de Objetivos em Excel;
- Planeamento do Registo dos Dados Recolhidos;
- Tipos de Indicadores e a sua Operacionalização no Excel;
- Introdução de Alarmes através da Formatação Condicional.
- Aferir e avaliar os conhecimentos adquiridos.
- Avaliação do Mini-MBA de Especialização: formadores e formandos.
High Skills - Formação e Consultoria
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