MINI-MBA de Especialização de Gestão de Recursos Humanos com a Ferramenta de Excel aplicado a RH
O Mini-MBA de Especialização de Recursos Humanos tem como objetivos:
- Habilitar para a gestão operacional de recursos humanos;
 - Desenvolver capacidades para a conceção de estratégias integradas (psicossociais, culturais, técnicas e económico-financeiras) de gestão e desenvolvimento de recursos humanos a nível organizacional e social;
 - Promover competências de análise e definição de políticas de recursos humanos ao nível organizacional e social (local, regional e nacional);
 - Otimizar as decisões dos Gestores e Diretores de Recursos Humanos ao nível da gestão de RH, utilizando todas as potencialidades do Excel e transformando a informação Excel em informações eficientes de apoio à tomada de decisão.
 
No final do Mini-MBA os formandos serão capazes de:
- Identificar os diversos tipos de remunerações, retribuições e de retenções obrigatórias;
 - Diferenciar os contratos a termo certos, incerto e indeterminado;
 - Conhecer os prazos de renovação, de efeitos, de caducidade, de denúncias e aviso prévios legais dos mesmos tipos de contratos;
 - Saber calcular o processamento salarial, com os respetivos abonos e descontos obrigatórios, aplicando os limites previstos no Código do Trabalho;
 - Saber calcular os direitos indemnizatórios dos funcionários dependentes, diferenciado pelo tipo de vínculo laboral;
 - Saber calcular a massa salarial anual e interpretá-lo como responsável de Recursos Humanos, de forma a ter opções válidas e benefícios no possível recrutamento;
 - Identifiquem processos de recrutamento externo e interno - vantagens e desvantagens. Enquadrem a seleção de pessoal na organização;
 - Reconheçam a importância da Ética em processos de Recrutamento e Seleção;
 - Identifiquem as etapas da análise curricular, assim como os vários testes que integram a seleção de colaboradores;
 - Conheçam de um modo geral as partes integrantes dum sistema de gestão de desempenho e a importância da definição de objetivos individuais;
 - Identifiquem várias modalidades de formação e soluções existentes no âmbito do desenvolvimento pessoal;
 - Preparar e estruturar Modelos de Excel adaptados às diferentes necessidades e processos de Recursos Humanos;
 - Otimizar os cálculos relacionados com a formação pela criação de dossiers de formação e de relatórios e organização de informação através do Excel;
 - Estruturação e organização de um quadro de indicadores de Recursos Humanos, facilitando uma revisão periódica e visualização de objetivos atingido;
 - Planear, conceber e implementar a avaliação de desempenho aplicando as potencialidades do Excel.
 
CONTEÚDOS
Módulo 0 – Abertura
- Apresentação dos formadores e dos formandos;
 - Apresentação dos objetivos e metodologias de funcionamento de acão de formação.
 
- Enquadramento – a Gestão de Projetos aplicado aos Recursos Humanos;
 - As ferramentas de gestão de projetos;
 - Gestão e Registo;
 - Exercício de aplicação prática.
 
- Lei de Bases e Regime Jurídico de Vinculação;
 - Prestações Familiares;
 - Sistema e Calculo de Reformas:
 - Velhice;
 - Antecipada.
 - Mapas de Remuneração;
 - Contribuições Obrigatórias;
 - Análise de casos práticos, com aplicação de legislação local.
 
- IRT;
 - Abonos;
 - Subsídios;
 - Isenções e Benefícios;
 - Regras fiscais de Calculo das Remunerações;
 - Análise de casos práticos, com aplicação de legislação local.
 
- O Cadastro Individual do Trabalho;
 - Exemplos de Organizações;
 - Exercícios Práticos de processamento de Salários;
 - Mapa de Horas Extraordinárias;
 - Software de apoio ao processamento salarial;
 - Elaboração e Implementação de Sistemas de Avaliação de Desempenho;
 - Objetivos e Estratégias da Avaliação de Desempenho;
 - Métodos e Instrumentos de Avaliação de Desempenho;
 - A Entrevista de Avaliação de Desempenho;
 - Controlo de presenças – métodos e técnicas;
 - Gestão do absentismo;
 - Análise de casos práticos e exercícios de aplicação.
 
- Elaboração do regulamento interno/ Código de conduta/ Ética/ Responsabilidade Empresarial;
 - Minutas de Contratos de trabalho;
 - Processo disciplinar:
 - Prazos;
 - Relatórios.
 - Cumprimento de obrigações legais:
 - Comunicações obrigatórias;
 - Prazos.
 - Regras e medidas preventivas em sede de inspeção geral de trabalho;
 - O Qualificador:
 - Gestão de Carreiras.
 - Análise de casos e exercícios práticos, com aplicação de legislação local.
 
- Planeamento, Conceção e Implementação de Avaliação de Desempenho em Excel:
 - Definição da folha de cálculo segundo os dados, parâmetros e variáveis da avaliação de desempenho;
 - Aplicação de ferramentas Excel em contexto de Avaliação de Desempenho;
 - Como obter análises detalhadas com base na tipologia de resultados:
 - Análises estatísticas, análises gráficas e análises de conteúdo;
 - Dashboards como Indicadores de Avaliação;
 - Distribuições forçadas;
 - Apresentação organizada da informação resultante.
 - Excel como Ferramenta para a Realização de Revisões Salariais
 - Criar tabelas dinâmicas para sintetizar a informação;
 - Tabelas de uma Entrada Simples, de uma Entrada Múltipla e Tabelas de Duas Entradas com Variação de Critérios de Filtragem;
 - Tomar decisões baseadas em análises gráficas e cálculos automáticos;
 - A importância da proteção da informação: Metodologias.
 - Gestão Administrativa – Automatização dos Cálculos em Excel
 - A automatização de procedimentos administrativos repetitivos;
 - Criação de simuladores para a realização automática de cálculos;
 - Criação de macros para a realização de processos repetitivos;
 - Criação de simuladores que evitem redundâncias:
 - Cálculo de Segurança Social;
 - Transformação em salário líquido;
 - Compensações em caso de saída da empresa.
 - Acompanhamento de Indicadores de Recursos Humanos com base no Excel
 - Criação de um Quadro de Acompanhamento de Indicadores:
 - Revisão Periódica e Visualização Imediata do Estado de Atingimento dos Objetivos: Identificação de Desvios;
 - Identificação dos Objetivos Estratégicos com base na Metodologia Balanced Scorecard;
 - Operacionalização do Desdobramento de Objetivos em Excel;
 - Planeamento do Registo dos Dados Recolhidos;
 - Tipos de Indicadores e a sua Operacionalização no Excel;
 - Introdução de Alarmes através da Formatação Condicional.
 
- Aferir e avaliar os conhecimentos adquiridos.
 
- Avaliação do Mini-MBA de Especialização: formadores e formandos.
 
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