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Mini-MBA de Especialização em Sistemas de Logística


Vários fatores são importantes para essas conquistas no mercado. E a logística é uma delas. Pois uma logística eficaz só traz resultados positivos a organização.
Uma logística bem planeada envolve quase todos os departamentos de uma empresa. Desde a aquisição da matéria-prima, até o produto acabado.
Dentro da empresa do Século XXI os departamentos devem agir de forma integrada e não isolada. Evitando assim conflitos internos, o que pode vir a prejudicar todo o planeamento logístico. Neste caso, os departamentos e os colaboradores devem interagir de forma positiva e tendo um só objetivo de cada vez.
Para que não se prejudique os fornecedores e clientes. Necessitamos estar atentos para que todas as necessidades sejam atendidas no tempo estipulado. Evitando atrasos no processo de recebimento, produção e despacho do material. Por isso Este Mini- MBA têm uma importância fundamental para a sua formação.


No final deste MINI-MBA os participantes deverão:
  •  Definir uma estratégia logística inovadora e de sucesso para a sua organização ou serviço logístico;
  •  Reduzir significativamente os stocks introduzindo um sistema de colaboração eficaz com todos os intervenientes da sua Supply Chain – clientes e fornecedores;
  •  Reorganizar os macros de fluxos, físicos e de informação, da empresa e ao longo da cadeia, do fornecedor ao consumidor final;
  •  Escolher e introduzir uma política de distribuição adaptada às necessidades do cliente;
  •  Colaborar com os fornecedores e os clientes para reduzir os riscos logísticos;
  •  Gerir com eficácia um serviço logístico através de indicadores de gestão pertinentes e melhorar o seu desempenho continuamente;
  •  Utilizar ferramentas de Colaboração Logística, adaptando a teoria na área logística, à sua realidade empresarial;
  •  Fornecer e atualizar competências que permitam compreender o papel da logística global;
  •  Organizar a informação da empresa, do fornecedor ao cliente;
  •  Reduzir os stocks introduzindo um sistema de informação eficaz com os seus clientes;
  •  Escolher e introduzir uma política de transportes adaptada às necessidades do cliente;
  •  Gerir com eficácia e eficiência um serviço logístico através de indicadores de gestão pertinentes;
  •  Colaborar com os fornecedores e os clientes para reduzir os riscos logísticos.


CONTEÚDOS

Módulo 0 – Abertura
  • Apresentação dos formadores e dos formandos;
  • Apresentação dos objetivos e metodologias de funcionamento de ação de formação.
Módulo I – O papel da logística na empresa
  • Globalizar os atos logísticos do fornecedor ao cliente: a gestão da “supply chain”;
  • O que espera o cliente da logística;
  • Serviço ao cliente e gestão do serviço ao cliente:
    • Novos arquétipos de Mercado;
  • A logística e as outras funções (compras, qualidade, produção, comercial);
  • Qualidade;
  • Compras e Área comercial.
Módulo II – Organizar uma logística física eficaz
  • As soluções clássicas;
  • As soluções “por pedido a montante”.
Módulo III – Planeamento Estratégico na Logística
  • Cadeia logística:
    • E-Commerce;
    • A cadeia de abastecimento;
    • Gestão Logística;
  • Análise SWOT na Logística;
  • Teorias e Ideias fundamentais;
  • Planeamento Estratégico.
Módulo IV - Sistemas colaborativos em logística
  • Logística e Sistemas de informação;
  • Catálogos Eletrónicos;
  • QR/CR;
  • VMI;
  • CRP;
  • SOB;
  • ECR;
  • CPFR;
  • Casos de estudo.
Módulo V – Caderno de Encargos Logístico
  • O que é o caderno de Encargos;
  • Colaborar com os fornecedores;
  • A convenção logística;
  • Gerir um serviço logístico;
  • A gestão dos fluxos da plataforma logística (DRP, EDI Internet);
  • Dominar os custos e os resultados. O desempenho e os Indicadores na gestão logística.
Módulo VI – A organização da expedição e distribuição: princípios e boas práticas
  • Inbound: a receção e a armazenagem;
  • Outbound: os princípios da organização dos armazéns e a preparação das encomendas: a expedição e a distribuição;
  • A empresa pressionada pelo cliente;
  • A organização da expedição e distribuição: princípios e boas práticas;
  • O transporte, as bases da legislação.
Módulo VII – Prova de Conhecimentos
  • Aferir e avaliar os conhecimentos adquiridos.
Módulo VIII – Encerramento
  • Avaliação do curso: formadores e formandos.

 




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Horário:
Duração: 50 Horas
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