Mini-MBA de Especialização de Auditoria Contabilística, Financeira e Fiscal
A auditoria tem por finalidade examinar de uma forma exaustiva a informação contabilística, financeira e fiscal de uma determinada empresa com propósito de determinar a integridade do sistema de controlo interno refletido nas demonstrações financeiras.
A auditoria está cada dia mais centralizada em orientar as tomadas de decisão para melhor eficiência e eficácia da empresa nos procedimentos adotados do que para penalizar o erro ocorrido.
Este Mini-MBA de Especialização tem como principal objetivo o de fornecer e atualizar competências que permitam:
- Compreender os princípios e as técnicas da Auditoria Contabilística, Financeira e Fiscal;
 - Conhecer e viabilizar o sistema de produção e de controlo da informação contabilística e financeira;
 - Abordar os mais recentes desenvolvimentos nas áreas da auditoria e do controlo de gestão;
 - Proporcionar aos participantes uma base sólida de conhecimentos necessários à tomada de decisões financeiras, operacionais e estratégicas nas organizações.
 
CONTEÚDOS
Módulo 0 – Abertura
- Apresentação dos formadores e dos formandos;
 - Apresentação dos objectivos e metodologias de funcionamento de ação de formação.
 
- Normas de auditoria;
 - Síntese do processo de auditoria;
 - Evidência e papéis de trabalho;
 - Procedimentos de auditoria;
 - Estratégia e planeamento de auditoria;
 - Sistema de controlo interno;
 - Verificação das contas do balanço e da demonstração de resultados;
 - Verificação de contas consolidadas;
 - Conclusões e relatórios de auditoria;
 - Organização da profissão;
 - Casos Práticos – Análise de um caso prático.
 
- Normas de auditoria aplicáveis;
 - Introdução à contabilidade de Banca e Seguros;
 - Análise das principais normas e regulamentos.
 
- O processo de controlo de gestão;
 - Sistemas de custeio;
 - Design organizacional;
 - Sistemas orçamentais de controlo;
 - Definição de metas, avaliação do desempenho e sistemas de incentivos;
 - Medidas de desempenho financeiro para centros de investimento;
 - Desempenho divisional e preços de transferência;
 - Sistemas de apoio ao controlo de gestão e a gestão de risco.
 
- Identificação e resolução de problemas concretos e estudo do impacte fiscal da tomada de decisões operacionais e estratégicas na empresa;
 - Compreensão do âmbito e alcance de medidas de reformulação dos sistemas fiscal;
 - Análise dos principais procedimentos de auditoria fiscal.
 
- Procedimentos metodológicos aplicados à Auditoria Externa e Interna que habilitem os participantes para o desenvolvimento das ações de auditoria e controlo empresarial;
 - Normas técnicas de revisão em auditoria (normas de relato) da ordem dos ROC;
 - A prova em Auditoria: elaboração e constituição da documentação de suporte à evidência para a Auditoria; Casos práticos.
 
- Matriz de Risco;
 - Metodologias de sistematização e inventariação e controlo de riscos – dicionário e matriz de riscos;
 - Desenvolvimento de um plano de ações de gestão de risco e integração nos processos de planeamento e de gestão das unidades e das funções da Empresa;
 - Monitorização e reporte do progresso de implementação do plano de ações.
 
- Aferir e avaliar os conhecimentos adquiridos.
 - Avaliação do Mini-MBA de Especialização: formadores e formandos.
 
High Skills - Formação e Consultoria
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