MINI-MBA de Especialização de Comunicação e Escrita Eficaz - Elaboração de Documentos de Suporte Empresarial e Social
Este Mini-MBA tem como principal objetivo o de fornecer e atualizar competências que permitam identificar e redigir o maior número possível de documentos profissionais e sociais, essenciais ao eficaz funcionamento de qualquer instituição.
No final deste Mini-MBA de Especialização os formandos ficaram aptos a:
- Perceber o Funcionamento da Língua Portuguesa;
 - Identificar e gerir os mecanismos da dinâmica da escrita
 - Identificar as tipologias de documentos empresariais;
 - Redigir corretamente documentos empresariais (atas, apresentações, cartas, cartões sociais, circulares, emails, memorandos, relatórios, resumos, planos: eventos, viagens, etc.) e sociais (apresentações, cartas, cartões sociais e de representação, etc.).
 
CONTEÚDOS
Módulo 0 – Abertura
- Apresentação dos formadores e dos formandos;
 - Apresentação dos objetivos e metodologias de funcionamento de ação de formação.
 
Módulo I – Perceber o Funcionamento da Língua Portuguesa
- Conhecer os principais pressupostos da língua portuguesa;
 - Identificar os principais elementos da gramática prescritiva e descritiva;
 - Analisar os vocábulos específicos de cada documento profissional e pessoal;
 - Reconhecer as alterações introduzidas pelo novo acordo ortográfico.
 
Módulo II – Identificar e gerir os mecanismos da dinâmica da escrita
- Gerir as ferramentas de produção escrita, adequadas a cada documento;
 - Identificar os erros mais comuns e evitá-los;
 - Redigir documentos recorrendo a correção estilística;
 - Testar os conhecimentos através de enunciados reais.
 
- Planificar estratégias de acordo com os objetivos;
 - Executar os documentos de acordo com o plano formulado;
 - Avaliar e validar os resultados finais.
 
- Ata;
 - Carta;
 - Carta de Apresentação;
 - Cartões sociais;
 - Circular-Mailing;
 - Comunicado-Press Release;
 - Contrato;
 - Curriculum vitae;
 - Declaração;
 - Email;
 - Envio/Receção de Informações;
 - Instrução;
 - Ordem de Serviço;
 - Memorando;
 - Reclamação;
 - Requerimento;
 - Relatório.
 
- Artigo de Opinião;
 - Blog;
 - Carta;
 - Carta de Apresentação;
 - Cartão de Agradecimento;
 - Cartão de Convite;
 - Cartão de Pêsames;
 - Curriculum vitae;
 - Declaração;
 - Email;
 - Reclamação;
 - Requerimento;
 - Relatório.
 
- Aferir e avaliar os conhecimentos adquiridos.
 
- Avaliação do Mini-MBA de Especialização: formadores e formandos.
 
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