MINI-MBA de Especialização de Planeamento e Controlo de Gestão
Este Mini-MBA de Especialização vai incidir sobre as principais vertentes temáticas no âmbito da área financeira de uma Organização (Planeamento, Controlo de Gestão, Gestão Orçamental, Excel para Controlo de Gestão e Reporting) com o objectivo de proporcionar um completo domínio dos aspectos mais relevantes em cada uma delas.
Este MINI-MBA tem como principal objectivo o de fornecer e actualizar competências que permitam dominar os principais aspectos no âmbito acima referido.
No final deste Mini-MBA os participantes deverão:
- Saber em que consistem e quais as principais funções numa organização;
 - Saber quais as principais tarefas da Função Financeira;
 - Saber em que consiste a Gestão Financeira e os seus principais objetivos;
 - Ter conhecimento dos aspectos mais relevantes associados ao equilíbrio financeiro;
 - Saber em que consiste a Análise Financeira e dominar as suas principais técnicas;
 - Ter domínio dos principais aspectos ligados ao Planeamento numa organização;
 - Saber em que consiste o Controlo de Gestão e os centros de responsabilidade;
 - Conhecer os principais sistemas de Controlo de Gestão;
 - Saber em que consistem os “sistemas de incentivos”;
 - Conhecer os objetivos da Gestão Orçamental;
 - Saber como é elaborado o Orçamento Anual;
 - Saber em que consiste o Controlo Orçamental;
 - Conhecer as potencialidades de uma folha de cálculo (Excel) que permitem uma utilização optimizada na área financeira (com especial ênfase no Controlo de Gestão e Reporting).
 
CONTEÚDOS
Módulo 0 – Abertura
- Apresentação dos formadores e dos formandos;
 - Apresentação dos objectivos e metodologias de funcionamento de ação de formação.
 
- A empresa;
 - As principais “Funções” da empresa;
 - A função Financeira;
 - A “Gestão financeira”;
 - O equilíbrio financeiro;
 - A “Análise financeira”;
 
- O “Planeamento”;
 - O “Controlo de gestão”;
 - Os “Sistemas de incentivos”.
 
- Objetivos da Gestão Orçamental;
 - A elaboração do Orçamento Anual;
 - O Controlo Orçamental.
 
- Destaque para as principais potencialidades do Excel para uma utilização optimizada no âmbito da área financeira (especial incidência no controlo de gestão e reporting);
 - Análise de variações;
 - Análise de cenários;
 - Análise de sensibilidade;
 - Atingir objetivo e solucionador;
 - Utilização otimizada dos gráficos;
 - As principais funções financeiras;
 - Utilização da formatação condicional no reporting;
 - As tabelas dinâmicas;
 - A proteção da informação;
 - Ligações entre ficheiros;
 - Macros;
 - Utilização de atalhos;
 - Elaboração de relatórios de Controlo de Gestão e Reporting;
 - Elaboração de um “Tableau de Bord”;
 - Elaboração de paineis de indicadores com “semáforos”;
 - Elaboração de relatórios (Reporting) no Controlo de Gestão.
 
- Aferir e avaliar os conhecimentos adquiridos
 
- Avaliação do Mini-MBA de Especialização: formadores e formandos.
 
High Skills - Formação e Consultoria
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