Compliance na Banca Comercial
Objetivos Gerais:
A função compliance na banca comercial, não sendo uma novidade na Banca é, no entanto, uma função relativamente recente. Desenhar, enquadrar e estruturar esta função numa organização bancária moderna é o objetivo desta ação, no fim da qual os formandos estarão habilitados a desempenhar cabalmente funções nesta área. A articulação com a auditoria e, bem assim, o âmbito e competências de cada uma destas áreas é, igualmente, objetivo deste curso.
Objetivos Específicos:
As questões reputacionais, de observação legal e de branqueamento de capitais constituem parte do arco de intervenção do compliance. Todas elas são objeto de análise e aprofundamento nesta ação. Mas a função compliance também abre uma nova janela de oportunidade no âmbito da melhoria dos mecanismos de controlo interno das organizações e de refinamento da abordagem a esta matéria, com implicações no desenho da organização, em geral, das instituições, nomeadamente no que concerne à intervenção de áreas como a auditoria e das Direções de organização e qualidade.
No final desta ação os formandos estarão habilitados a:
- Exercer funções no âmbito do compliance;
- Conhecer todos os impactos transversais que esta função tem numa Instituição, bem como quais as melhores práticas a este nível, nomeadamente com a auditoria.
CONTEÚDOS
Módulo I – Quais os referenciais para uma Auditoria de Compliance qual o papel dos Auditores Internos numa Auditoria de Compliance? Conhecer o auditado
Módulo II – Competências e Formação dos Auditores Internos
Módulo III – Ferramentas e Metodologias para uma Auditoria de Compliance
Módulo IV – Como Planejar as Auditorias de Compliance
Módulo V – Como Elaborar um Programa de Auditoria de Compliance
Módulo VI – Como Escrever um Relatório da Auditoria de Compliance
High Skills - Formação e Consultoria
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