Comunicação Institucional e Assessoria de Imprensa, Comunicação Institucional nas Redes Sociais e Técnicas de Storytelling
Objetivos Gerais:
Este Curso pretende dotar os formandos de conhecimentos e técnicas de comunicação Institucional (oral e escrita) e todas as competências e “ferramentas” necessárias ao bom desempenho da função junto da Instituição que representam.
A utilização correta e eficaz das Redes Sociais constitui uma ferramenta eficaz e imprescindível para empresas e instituições. Meios de comunicação como Facebook, LinkedIn, Twitter, e Instagram são, nos dias de hoje, espaços obrigatórios para um desempenho profissional integrado e de sucesso.
Objetivos Específicos:
No final do curso os formandos ficarão aptos a:
- Utilizar as ferramentas mais adequadas na comunicação escrita/oral;
- Organizar conferências de Imprensa;
- Efetuar o Planeamento da Comunicação Institucional de forma eficaz;
- Comunicar eficazmente com os media e os “steakholders” em diferentes situações;
- Delinear uma estratégia de presença nas Redes Sociais de acordo com a política de comunicação da Instituição;
- Identificar as caraterísticas das diferentes redes sociais, as vantagens e desvantagens;
- Desenvolver competências de utilização correta e ética das Redes Sociais;
- Delinear um plano estratégico de presença nas Redes Sociais para a Instituição;
- Utilizar as Redes Sociais como fonte de informação;
- Assimilar as noções base do Storytelling;
- Reconhecer as potencialidades de uma boa história bem contada (tom, pontos dinâmicos, tipos de personagens, estrutura, ritmo, abertura e fecho);
- Identificar as caraterísticas comuns à utilização da técnica do Storytelling nos diferentes meios;
- Integrar a estrutura narrativa em apresentações.
- Identificar as potencialidades das técnicas de Storytelling para uma comunicação estratégica.
CONTEÚDOS
Modulo A - Comunicação Institucional e Assessoria de Imprensa
- Módulo I – Comunicação Institucional
- Módulo II – Definir a Identidade da Instituição
- Módulo III – Planeamento da Comunicação Institucional
Modulo B - Comunicação Institucional nas Redes Sociais
- Módulo I – Introdução às Redes Sociais
- Módulo II – Comunicação Institucional nas Redes Sociais
- Módulo III – Identificação das Redes Sociais e os seus Públicos
- Módulo IV – Plano Estratégico de Presença nas Redes Sociais
- Módulo V – Interação e Gestão das Redes Sociais
Modulo C - Técnicas de Storytelling
- Módulo I - O Storytelling como Ferramenta de Comunicação
- Módulo II – As Histórias
High Skills - Formação e Consultoria
Angola | Cabo- Verde | Moçambique | Portugal | S. Tomé e Princípe