Logística dos Serviços e Gestão Logística Integrada
Objetivos Gerais
Este Curso pretende dotar os participantes dos conhecimentos e importância que a Logística de Serviços assume numa Organização.
Pretende-se também dotar os participantes de competências para trabalhar a cadeia de logística de uma empresa, fornecendo conceitos, metodologias e práticas relevantes para otimizar a cadeia de valor do negócio. São apresentadas as relações internas e externas, funções básicas, objetivos e atividades, os grandes desafios da área de logística assim como a gestão de infra-estruturas.
Objetivos Específicos
No final desta ação de formação, os participantes deverão:
- Ter adquirido competências teóricas e práticas no âmbito da Logística;
- Compreender como é que a logística contribui para a criação de valor;
- Identificar de que modo é que a logística afeta a economia e a eficiência das cadeias de valor.
- Contribuir para a eficiência das cadeias de abastecimento;
- Descrever os fatores que influenciam a conceção, desenvolvimento e desempenho das cadeias de valor;
- Medir e controlar o desempenho de um sistema logístico;
- Ter adquirido ferramentas de Gestão Logística;
- Ter adquirido competências teóricas e práticas no âmbito da Gestão de Infraestruturas,
- Ter adquirido ferramentas de Infraestruturas,
- Saber adaptar a teoria, na área da Logística, à sua realidade empresarial.
CONTEÚDOS
1. Logística
2. Cadeia logística
3. Gestão por processos – metodologia
4. Avaliação das expectativas dos clientes
5. Serviço ao cliente e gestão do serviço ao cliente
6. Qualificação de fornecedores e negociação logística
7. Gestão de compras e do abastecimento
8. Gestão de stocks
9. Gestão da armazenagem
10. Planeamento logístico
11. Controlo logístico - custos logísticos
12. Logística inversa
13. Logística global
14. Casos Práticos