Gestão do Processo da Mudança nas Organizações
Objetivos Gerais:
O objetivo geral deste curso é dotar os participantes de conhecimentos, ferramentas e técnicas necessárias ao seu envolvimento e desempenho no processo de Gestão da Mudança de modo a: reduzir antagonismos, aumentar o nível de comprometimento (individual/coletivo) e alcançar os objetivos estratégicos propostos pelas Organizações.
Objetivos Específicos:
No final do curso os formandos ficarão aptos:
- Identificar o conceito de mudança organizacional e as suas principais etapas.
- Reconhecer os principais tipos e agentes de mudança numa Organização.
- Entender os motivos pelos quais as mudanças precisam de ser geridas cuidadosamente.
- Compreender como as pessoas reagem a mudanças organizacionais e como ajudá-las a se adaptarem.
- Adotar atitudes e comportamentos adequados ao processo de gestão da mudança.
- Saber quais as causas da resistência à mudança e como as ultrapassar.
- Detetar os riscos da mudança, saber ultrapassar as barreiras à mudança e reduzir os seus impactos.
- Conhecer os elementos-chave para uma mudança bem-sucedida.
- Saber acompanhar, envolver e motivar os colaboradores no processo de implementação de gestão da mudança.
- Prevenir e gerir situações de tensão e conflito.
- Gerir adequadamente um processo de mudança e implementar um Plano de Gestão da Mudança.
- Desenvolver estratégias e técnicas que mantenham as pessoas motivadas, enquanto a Organização passa por mudanças.
CONTEÚDOS
Módulo I – A Gestão da Mudança Organizacional
- Breve Enquadramento;
- Noção de Gestão da Mudança Organizacional;
- Objetivos e Alvos da Gestão da Mudança Organizacional;
- Tipologias de Mudança Organizacional;
- Principais Etapas do Processo de Gestão da Mudança.
Módulo II – Fatores Críticos na Mudança Organizacional
- O Comportamento Humano em Situações de Mudança;
- A Resistência à Mudança Organizacional;
- Avaliação dos Riscos da Mudança e Impactos na Organização;
- Porque Falham as Mudanças Organizacionais? Causas e Consequências.
Módulo III – Fatores Chave de Suporte à Mudança Organizacional
- O Papel e Comprometimento da Liderança;
- As Competências Necessárias à Condução da Mudança;
- A Definição de Papeis e Responsabilidades;
- As Equipas de Trabalho;
- O Mapa de Stakeholders;
- A Importância da Comunicação;
- A Gestão da Motivação;
- A Gestão de Conflitos.
Módulo IV – Estratégias para Gerir a Mudança Organizacional com Sucesso
- Elaboração do Plano de Gestão da Mudança;
- Estratégias e Técnicas para uma Implementação Eficaz da Mudança e Redução do Impacto dos Riscos.
Módulo V – Monitorização e Avaliação da Mudança Organizacional
- O Controlo da Mudança;
- A Avaliação da Mudança.
High Skills - Formação e Consultoria
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