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Gestão do Processo da Mudança nas Organizações


Objetivos Gerais:

O objetivo geral deste curso é dotar os participantes de conhecimentos, ferramentas e técnicas necessárias ao seu envolvimento e desempenho no processo de Gestão da Mudança de modo a: reduzir antagonismos, aumentar o nível de comprometimento (individual/coletivo) e alcançar os objetivos estratégicos propostos pelas Organizações.
 
Objetivos Específicos:

No final do curso os formandos ficarão aptos:
  • Identificar o conceito de mudança organizacional e as suas principais etapas.
  • Reconhecer os principais tipos e agentes de mudança numa Organização.
  • Entender os motivos pelos quais as mudanças precisam de ser geridas cuidadosamente.
  • Compreender como as pessoas reagem a mudanças organizacionais e como ajudá-las a se adaptarem.
  • Adotar atitudes e comportamentos adequados ao processo de gestão da mudança.
  • Saber quais as causas da resistência à mudança e como as ultrapassar.
  • Detetar os riscos da mudança, saber ultrapassar as barreiras à mudança e reduzir os seus impactos.
  • Conhecer os elementos-chave para uma mudança bem-sucedida.
  • Saber acompanhar, envolver e motivar os colaboradores no processo de implementação de gestão da mudança.
  • Prevenir e gerir situações de tensão e conflito.
  • Gerir adequadamente um processo de mudança e implementar um Plano de Gestão da Mudança.
  • Desenvolver estratégias e técnicas que mantenham as pessoas motivadas, enquanto a Organização passa por mudanças.


CONTEÚDOS

Módulo I – A Gestão da Mudança Organizacional
  • Breve Enquadramento;
  • Noção de Gestão da Mudança Organizacional;
  • Objetivos e Alvos da Gestão da Mudança Organizacional;
  • Tipologias de Mudança Organizacional;
  • Principais Etapas do Processo de Gestão da Mudança.
Módulo II – Fatores Críticos na Mudança Organizacional
  • O Comportamento Humano em Situações de Mudança;
  • A Resistência à Mudança Organizacional;
  • Avaliação dos Riscos da Mudança e Impactos na Organização;
  • Porque Falham as Mudanças Organizacionais? Causas e Consequências.
Módulo III – Fatores Chave de Suporte à Mudança Organizacional
  • O Papel e Comprometimento da Liderança;
  • As Competências Necessárias à Condução da Mudança;
  • A Definição de Papeis e Responsabilidades;
  • As Equipas de Trabalho;
  • O Mapa de Stakeholders;
  • A Importância da Comunicação;
  • A Gestão da Motivação;
  • A Gestão de Conflitos.
Módulo IV – Estratégias para Gerir a Mudança Organizacional com Sucesso
  • Elaboração do Plano de Gestão da Mudança;
  • Estratégias e Técnicas para uma Implementação Eficaz da Mudança e Redução do Impacto dos Riscos.
Módulo V – Monitorização e Avaliação da Mudança Organizacional
  • O Controlo da Mudança;
  • A Avaliação da Mudança.

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Horário:
Duração: 18 horas
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