Curso de Especialização Logística e Planeamento Estratégico
Objetivos Gerais:
Vários fatores são importantes para as conquis-tas no mercado e a Logística é um deles. Uma logística eficaz só traz resultados positivos à organização. Se bem planeada, envolve quase todos os departamentos de uma empresa, desde a aquisição da matéria-prima até ao produto acabado.
Dentro da empresa do Século XXI, os departamentos devem agir de forma integrada e não isolada. Assim, evitam-se os conflitos quer internos quer em todo o planeamento logístico. Os departamentos e os colaboradores devem interagir de forma positiva, tendo um só objetivo de cada vez sem que se prejudique nem os fornecedores nem os clientes.
Devemos estar atentos para que todas as necessidades sejam atendidas no tempo estipulado evitando atrasos no processo de recebimento, produção e despacho do material.
Objetivos Específicos:
No final do curso os formandos ficarão aptos:
• Definir uma estratégia logística inovadora e de sucesso para a sua organização ou serviço logístico;
• Reduzir significativamente os stocks introduzindo um sistema de colaboração eficaz com todos os intervenientes do seu planeamento – clientes e fornecedores;
• Reorganizar os macros de fluxos, físicos e de informação da empresa e ao longo da cadeia, do fornecedor ao consumidor final;
• Escolher e introduzir uma política de distribuição adaptada às necessidades do cliente;
• Gerir com eficácia um serviço logístico através de indicadores de gestão pertinentes e melhorar o seu desempenho continuamente;
• Fornecer e atualizar competências que permitam compreender o papel da logística global;
• Organizar a informação da empresa, do fornecedor ao cliente;
• Reduzir os stocks introduzindo um sistema de informação eficaz com os seus clientes;
• Escolher e introduzir uma política de transportes adaptada às necessidades do cliente;
• Gerir com eficácia e eficiência um serviço logístico através de indicadores de gestão pertinentes;
• Colaborar com os fornecedores e os clientes para reduzir os riscos logísticos.
CONTEÚDOS
Módulo I – O Papel da Logística na Empresa
- Globalizar os Atos Logísticos do Fornecedor ao cliente: a Gestão do seu Planeamento;
- O que espera o Cliente da Logística;
- A Logística e as outras Funções (Compras, Qualidade, Produção e Comercial)
- Qualidade;
- Compras e Área Comercial.
- As Soluções Clássicas;
- As Soluções “por pedido a montante”.
- Análise SWOT na Logística;
- Teorias e Ideias Fundamentais;
- Planeamento Estratégico.
- O que é o Caderno de Encargos;
- Colaborar com os Fornecedores;
- A Convenção Logística;
- Gerir um serviço Logístico;
- A Gestão dos Fluxos da Plataforma Logística (DRP, EDI Internet) ;
- Dominar os Custos e os Resultados. O Desempenho e os Indicadores na Gestão Logística.
High Skills - Formação e Consultoria
Angola | Cabo- Verde | Moçambique | Portugal | S. Tomé e Princípe
Angola | Cabo- Verde | Moçambique | Portugal | S. Tomé e Princípe