Finanças Aplicadas à Gestão Comercial e Marketing
Objetivos Gerais
Este Curso vai incidir sobre as principais vertentes temáticas no âmbito da área financeira de uma Organização (Contabilidade, Gestão e Análise Financeira, Controlo de Gestão, com o objetivo de proporcionar um completo domínio dos aspetos mais relevantes em cada uma delas. Os participantes irão poder ter acesso a ferramentas que permitam dominar os principais aspetos relevantes de finanças na atividade comercial de uma empresa.
Objetivos Específicos
No final deste Curso os participantes deverão:
• Saber em que consistem e quais as principais funções numa organização;
• Saber em que consiste a Contabilidade;
• Saber em que consistem as diversas óticas ou perspetivas (financeira, económica e monetária), quais os mapas contabilísticos associados a cada ótica e ter a capacidade de “ler” e entender essa informação;
• Saber em que consiste a Gestão Financeira e os seus principais objetivos;
• Ter conhecimento dos aspetos mais relevantes associados ao equilíbrio financeiro;
• Ter conhecimento das especificidades de um Processo Orçamental;
• Ter domínio dos principais aspetos ligados ao Planeamento numa organização;
• Saber em que consiste o Controlo de Gestão, os centros de responsabilidade e a análise de desvios;
• Saber identificar Margem Bruta e rentabilidade e variáveis para construção de preço;
• Saber identificar dimensões de dinheiro “empatado”, investimento, necessidades de fundo de maneio, custo de capital e retorno;
• Saber identificar risco de crédito e importância de boa cobrança no ciclo de venda;
• Saber medir performance comercial (equipas, produtos, clientes).
CONTEÚDOS
Módulo I - “A Contabilidade”
Módulo II - “A Gestão Financeira”
Módulo III - “O Controlo de Gestão”
Modulo IV – Função Financeira em Marketing e Vendas
Modulo V – Encerramento
High Skills - Formação e Consultoria
Angola | Cabo- Verde | Moçambique | Portugal | S. Tomé e Princípe