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As Normas ISO e o HACCP
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As normas ISO (International Organization for Standardization) surgiram após o fim da Segunda Guerra mundial, ao serem desenvolvidas em 1946, em reuniões em Londres, que envolveram vinte e cinco países, com o intuito de padronizar processos produtivos, produtos e serviços a nível global, tendo em vista facilitar o comércio internacional, melhorar a qualidade e segurança do produto final e promover a interação entre organizações e sistemas dos vários países.

Oficialmente criada em 1947, a ISO tem sido responsável por estabelecer diretrizes em diversas áreas, como a gestão da qualidade, gestão ambiental e de segurança, para além de reduzir custos de produção e aumentar a satisfação do mercado, garantindo o cumprimento do regulamentado. Portanto, não chega fazer, importa provar que se faz e como se faz, razão pela qual estes processos são alvo de auditorias específicas pelas entidades competentes.

“Dar de comer” é um processo arriscado dado os perigos que envolve. Em 1960, a fim de garantir a qualidade e segurança dos alimentos destinados aos astronautas, uma vez que seria inimaginável gerir intoxicações ou outras complicações no espaço, a NASA desenvolveu um sistema preventivo de gestão da segurança alimentar – HACCP (Hazard Analysis and Critical Control Points) (Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle, em português).

Progressivamente, o sistema foi obrigatoriamente alargado a toda a indústria alimentar mundial, da produção ao consumo, protegendo a saúde do consumidor, proteção essa, garantida pelos elevados padrões de segurança que lhe estão adstritos. Importa também, observar todas as medidas de higiene pessoal dos intervenientes, bem como dos utensílios, dos equipamentos e das instalações, de modo a não comprometer a segurança implementada.

Saiba mais sobre o tema com o nosso Seminário sobre Norma ISO e HACCP - a Distância que decorre 18 a 25 de março de 2024 das 17h00 às 20h00 por um investimento de 150,00€ + IVA.

 - Publicado por Dr. Raúl Santos - Coordenador, Formador e Consultador da área de Turismo e Hotelaria.


Habilitações

Curso de Geografia – UNIVERSIDADE DE LISBOA
Curso de Graduação em Direção Hoteleira - INFT/EHL
Curso de Gestão Hoteleira – ISPI MBA – EUROPEAN BUSINESS SCHOOL
Curso de Formação de Formadores
CERTIFICADO IEFP Nº. 36930/2004
EDF E-LEARNING: TEAMS – ZOOM


Resumo de Competências

- Orador e/ou Moderador em Seminários Técnicos, com artigos publicados em Jornais e Revistas da especialidade
- Diretor Hoteleiro com vasta experiência na direção geral de várias unidades, assegurando a gestão de todas as vertentes; Acolhimento, F&B, Comercial, Técnica, RH, Procurement
- Delegado Norte e Centro da ADHP - Vogal na JUNTA DE TURISMO LUSO-BUSSACO
- Membro da Comissão da Qualidade da SOCIEDADE DA ÁGUA DE LUSO, SA - Vogal na APHORT
- Vice-Presidente da ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E INDUSTRIAL DA MEALHADA
- ACIM - Cofundador do PPC (Plano de Promoção Conjunta) do Centro
- Vogal da C.C.R.C. (Comissão de Coordenação da Região Centro)

Prémios/Distinções Recebidas:
APHORT- “Selo Alimento Seguro” EMBAIXADA DO BRASIL EM MAPUTO
– “Colaborador Emérito do Exército Brasileiro” 
 
 
Percurso Profissional

2016/2017 - Diretor Operacional ESPAÇO GOURMET, RESTAURANTE, BAR
2013/2016 - Diretor Geral de Operações em Moçambique (Maputo, Beira, Tete) – GRUPO VIP INTERNATIONAL
2010/2016 - Diretor Geral Residente HOTEL VIP GRAND MAPUTO*****
2008/2010 - Diretor Geral Residente HOTEL TURISMO DE BRAGA****
1997/2007 - Diretor Geral Residente GRANDE HOTEL DE LUSO & SPA****
1995/1997 - Diretor Geral Residente HOTEL MALHOA***
1992/1995 - Gestor Operacional Sul GERTAL, SA – CATERING, BANQUETING.
Desde 2017 - Consultor/ Formador na High Skills nas seguintes áreas:
Acolhimento (Receção Hoteleira, Reservas, Housekeeping, Vendas, Gestão de Reclamações. F&B (Cozinha, Restaurante, Bar, Banquetes, Serviço de Vinhos.); Aprovisionamento (Procurement, Negociação, Aquisições, Gestão de Stocks e Abastecimento dos vários Departamentos.); Marketing e Comunicação (Promoção, Atendimento, Vendas, Eventos); Cortesia, Etiqueta e Protocolo no Atendimento; Organização e Gestão de Eventos; Higiene, Segurança e Saúde no Trabalho; Higiene e Segurança Alimentar.


Para mais informações do nosso Calendário de Formação a Distância,clique aqui