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Secretariado de Excelência - a Distância


Objetivos Gerais
Este curso tem como objetivo dotar os participantes de competências, técnicas e instrumentos que lhes permitam melhorar o desempenho pessoal e aperfeiçoar-se na função Secretariado, incluindo a componente administrativa, a comunicação, o trabalho em equipa, a gestão de conflitos, a gestão do tempo, o atendimento.

Objetivos Específicos
No final deste Curso os participantes saberão:
• Aperceber-se do impacto da tecnologia na evolução da função Secretariado;
• Aplicar métodos de organização eficazes em secretariado, melhorando a gestão do tempo;
• Comunicar com mais eficiência e eficácia;
• Organizar e gerir melhor o arquivo e a informação;
• Preparar e acompanhar reuniões;
• Identificar os diferentes tipos de conflitos;
• Caracterizar diferentes estilos comunicacionais e optar pelo estilo mais correto;
• Comunicar, eficazmente, utilizando a expressão escrita;
• Identificar e ultrapassar as barreiras ao processo relacional.
• Gerir as interrupções; Melhorar a utilização do telefone
• Saber gerir o tempo e a informação de que dispõe;
• Distinguir tarefas urgentes e importantes;
• Saber trabalhar a Imagem pessoal (marketing pessoal);
• Identificar os fatores chave do trabalho em equipa;
• Dominar a função de receção e atendimento;
• Valorizar a Imagem da Empresa no atendimento ao cliente;
• Atender os telefones de forma eficaz e profissional.
 

CONTEÚDOS

Módulo 0 – Apresentação de Plataforma e Método de Utilização

Módulo A - A Secretaria e a Excelência Profissional
Módulo I – Melhorar o Desempenho da Secretária ao Nível de Tarefas, Instrumentos de Trabalho e Competências

Módulo II – Gestão do Arquivo e da Informação

Módulo III – Organização de Reuniões

Módulo IV - Gestão dos Contactos Telefónicos

Módulo B – Gestão de Conflitos
Módulo I - Conflitos – Definições e Conceitos

Módulo II - Os Conflitos e o Relacionamento Interpessoal

Módulo III - Tipos de Conflitos

Módulo IV -Os Conflitos Intrapessoais, Interpessoais e Organizacionais

Módulo V - Os Gradientes

Módulo VI - Conflitos e Frustração

Módulo VII – Como Lidar com os Conflitos

Módulo VIII - A Confiança na Relação Interpessoal

Módulo IX – Os Diferentes Estilos Comunicacionais

Módulo X – Os Estilos Agressivo, Passivo, Manipulador e Assertivo

Módulo XI – Adoção de Estratégias Adequadas em Situação de Conflito

Módulo C – Organização e Gestão do Tempo
Módulo I – Identificar Características Pessoais que interferem na Organização do Trabalho e na Gestão do Tempo

Módulo II - A Organização da Nossa Função na Estrutura

Módulo III - O Tratamento da Informação Recebida e Expedida

Módulo IV - Como Lidar com as Interrupções

Módulo VI - Planeamento e Controlo do Tempo

Módulo VII - As Tarefas Urgentes e as Tarefas Importantes

Módulo VIII - Quadros de Acompanhamento de Gestão do Tempo e do Trabalho

Módulo D - Técnicas de Redação e Comunicação
Módulo I – A Importância da Comunicação

Módulo II - A Comunicação Escrita

Módulo III - A Produção de um Texto Escrito

Módulo IV – Tipos de Textos

Módulo V - A Comunicação Escrita e o Respetivo Processo

Módulo VI – A Identificação dos Fatores Pessoais nas Apresentações

Módulo VII – A Preparação do Texto Escrito a Apresentar

Módulo VIII – A Prévia e Completa Descodificação do Texto

Módulo IX – Interação com o Destinatário

Módulo E – Trabalho em Equipa
Módulo I - Motivação

Módulo II – A Motivação nas Empresas e nas Organizações

Módulo III – Construir a Motivação

Módulo IV – Identificar os seus Estilos Pessoais de Gestão e dos seus Interlocutores

Módulo V – Treinas na Resolução das Dificuldades e Problemas

Módulo F – Comunicação
Módulo I - A Expressão e a Comunicação

Módulo II – Capacidades de Expressão

Módulo III – Falar e Saber Apresentar-se a Si Próprio

Módulo IV - Comunicação

Módulo V – Comunicação-Interpessoal / Intergrupal / Intersetorial

Módulo G – Atendimento ao Cliente
Módulo I – Valorização da Imagem da Empresa

Módulo II - A Função Receção / Atendimento

Módulo III - A Comunicação

Módulo IV - O Atendimento Telefónico

Módulo V – Como Melhorar a Qualidade de serviço, no Atendimento Telefónico

Módulo VI - A Organização do Posto de Trabalho



Pré-requisitos
Os pré-requisitos necessários para frequentar este seminário são:
• Ter acesso a um computador ou um tablet com ligação à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Safari, Firefox ou Internet Explorer.
• Pode aceder ao seminário a partir de qualquer computador (por exemplo, em casa e no escritório), tablet ou smartphone.

Metodologia
Este curso tem sempre presente o formador, que irá mesmo dar a formação presencial através da plataforma.
O Formando pode intervir juntamente com o formador ou com os restantes formandos tal como faz na sala de aula.
As apresentações e exercícios serão sempre disponibilizados pelo formador no final de cada sessão de formação.
No final do curso receberá um Certificado de Formação Profissional caso frequente pelo menos 90% das aulas, realize os trabalhos e os testes propostos, participe nas discussões online e tenha avaliação final positiva.
Esta formação é certificada e reconhecida.
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Próxima data: consulte-nos
Horário:
Duração: 30 Horas
Investimento: Consulte-nos
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