Procurement, Gestão de Compras, Gestão e Avaliação de Fornecedores e de Contratos
Objetivos Gerais
Este Curso pretende dotar os participantes dos conhecimentos básicos essenciais ao estabelecimento, organização e gestão da Função de Procurement na Empresa, na perspetiva de Supply Chain Management. E também proporcionar aos participantes um conjunto de conhecimentos nos procedimentos de formação de contratos nos processos de empreitadas de obras públicas, de locação ou de aquisição de bens móveis e de aquisição de serviços na Administração Pública.
Objetivos Específicos
No final do curso os participantes saberão:
- Maximizar o benefício económico com as compras;
- Efetuar o próprio diagnóstico, analisando as diferentes funções a desenvolver nas compras;
- Motivar os compradores;
- Orientar eficazmente as tarefas relacionadas com as compras;
- Coordenar os interesses das atividades de compra com os da empresa;
- Conseguir um clima de colaboração adequado com os fornecedores;
- Elaborar e manter um "quadro de indicadores de gestão" das compras;
- Integrar e aplicar os fatores técnicos e económicos à seleção de Fornecedores;
- Selecionar e Qualificar Fornecedores;
- Implementar políticas de compras eficazes;
- Pôr em prática os meios que permitam viabilizar as fontes de aprovisionamento;
- Definir os requisitos dos fornecedores;
- Melhorar o processo de consulta do novo fornecedor;
- Avaliar tecnicamente os fornecedores;
- Auditar os fornecedores;
- Avaliar os riscos;
- Implementar as formalidades procedimentais e administrativas adequadas à celebração de contratos de aquisição de bens e de serviços, designadamente através da análise e discussão dos principais procedimentos pré-contratuais (ajuste direto, concurso público);
- Analisar e discutir alguns casos práticos, bem como os contributos da doutrina e da jurisprudência na interpretação das regras do Contração Pública;
- Identificar e avaliar fornecedores, parcerias e alianças estratégicas;
- Perceber como se integra o E-Procurement com os novos sistemas de informação empresarial.
CONTEÚDOS
Módulo I – As Ferramentas da Gestão Estratégica das Compras
Módulo II – As Tipologias de Compras
Módulo III – Análise dos Constrangimentos das Compras
Módulo IV – A Análise da Complexidade das Compras
Módulo V – Definir as Estratégias de Compras e de Negociação
Módulo VI – O Funcionamento do Serviço de Compras
Módulo VII – Avaliação Técnico-Económica, Gestão e Avaliação de Fornecedores para Seleção e Qualificação
Módulo VIII – Âmbito da Aplicação do Código dos Contratos Públicos
Módulo IX – Tipos e Escolha de Procedimentos Pré-Contratuais: Suas Características e Contornos
Módulo X – A Formação dos Contratos: Regras Comuns aos Diversos Tipos de Procedimentos
Módulo XI – O Ajuste Direto
Módulo XII – O Concurso Público
Módulo XIII – O Concurso Limitado por Prévia Qualificação
Módulo XIV – O Processo de Negociação
Módulo XV – A Execução do Contrato
Módulo XVI - Procurement e Integração com os novos Sistemas de Informação
High Skills - Formação e Consultoria
Angola | Cabo- Verde | Moçambique | Portugal | S. Tomé e Prin
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