Liderança com Inteligência Emocional
Objetivos Gerais:
Este curso pretende dotar os participantes dos conhecimentos e skills que lhes permitam liderar e gerir equipas utilizando a Inteligência Emocional.
Objetivos Específicos:
No final do curso os formandos ficarão aptos a:
- Identificar as competências do Líder Eficaz;
- Dominar os conceitos de: Emoção e Inteligência Emocional;
- Reconhecer o Papel das Emoções;
- Compreender a Utilização do Cérebro e a sua Influência na Gestão das Emoções;
- Distinguir os Diferentes Tipos de Emoções;
- Gerir com Mais Facilidade os Processos de Mudança;
- Desenvolver Diferentes Competências, enquadradas nas Dimensões da Inteligência Emocional.
CONTEÚDOS
Módulo I – Liderança
- Conceito de Liderança.
- Competências Necessárias a uma Liderança Eficaz.
Módulo II - Emoção e Gestão de Emoções
- Conceitos de: Emoção, Razão e Gestão de Emoções;
- Quociente Intelectual (QI) e Quociente Emocional (QE);
- Classificação das Emoções;
- Componentes das Emoções:
- As Competências Base da Inteligência Emocional para o Sucesso Pessoal e Profissional.
Módulo III - O Funcionamento Cerebral e o Domínio de Si Próprio
- Hemisférios Cerebrais: o seu funcionamento;
- A Utilização do Cérebro e a sua Influência na Gestão das Emoções;
- Perceção e valorização dos sentimentos essenciais.
Módulo IV - O Processo de Mudança das Pessoas e das Equipas
- Como Identificar e Regular os nossos “Desafios Emocionais”;
- Perceção das Crenças Limitantes e Potenciadoras;
- Identificação dos Bloqueios Impostos e a sua Desconstrução;
- O Comportamento Emocionalmente Inteligente.
Módulo V - Comunicar Através da Inteligência Emocional
- A Mais-Valia da Inteligência Emocional na Habilidade de Comunicar;
- Desenvolvimento de Competências de Escuta na Relação com os Outros;
- As Atitudes Comunicacionais como base para o Exercício de uma Liderança de Sucesso.
High Skills - Formação e Consultoria
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