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Procurement, Gestão de Compras, Gestão e Avaliação de Fornecedores e de Contratos


 Objetivos Gerais

Este Curso pretende dotar os participantes dos conhecimentos básicos essenciais ao estabelecimento, organização e gestão da Função de Procurement na Empresa, na perspetiva de Supply Chain Management. E também proporcionar aos participantes um conjunto de conhecimentos nos procedimentos de formação de contratos nos processos de empreitadas de obras públicas, de locação ou de aquisição de bens móveis e de aquisição de serviços na Administração Pública.

Objetivos Específicos

No final do curso os participantes saberão: 
  • Maximizar o benefício económico com as compras;
  • Efetuar o próprio diagnóstico, analisando as diferentes funções a desenvolver nas compras; 
  • Motivar os compradores; 
  • Orientar eficazmente as tarefas relacionadas com as compras; 
  • Coordenar os interesses das atividades de compra com os da empresa;
  • Conseguir um clima de colaboração adequado com os fornecedores; 
  • Elaborar e manter um "quadro de indicadores de gestão" das compras; 
  • Integrar e aplicar os fatores técnicos e económicos à seleção de Fornecedores; 
  • Selecionar e Qualificar Fornecedores; 
  • Implementar políticas de compras eficazes; 
  • Pôr em prática os meios que permitam viabilizar as fontes de aprovisionamento; 
  • Definir os requisitos dos fornecedores; 
  • Melhorar o processo de consulta do novo fornecedor; 
  • Avaliar tecnicamente os fornecedores; 
  • Auditar os fornecedores; 
  • Avaliar os riscos; 
  • Implementar as formalidades procedimentais e administrativas adequadas à celebração de contratos de aquisição de bens e de serviços, designadamente através da análise e discussão dos principais procedimentos pré-contratuais (ajuste direto, concurso público); 
  • Analisar e discutir alguns casos práticos, bem como os contributos da doutrina e da jurisprudência na interpretação das regras do Contração Pública; 
  • Identificar e avaliar fornecedores, parcerias e alianças estratégicas; 
  • Perceber como se integra o E-Procurement com os novos sistemas de informação empresarial.


CONTEÚDOS

Módulo I – As Ferramentas da Gestão Estratégica das Compras

Módulo II – As Tipologias de Compras 

Módulo III – Análise dos Constrangimentos das Compras

Módulo IV – A Análise da Complexidade das Compras

Módulo V – Definir as Estratégias de Compras e de Negociação 

Módulo VI – O Funcionamento do Serviço de Compras

Módulo VII – Avaliação Técnico-Económica, Gestão e Avaliação de Fornecedores para Seleção e Qualificação 

Módulo VIII – Âmbito da Aplicação do Código dos Contratos Públicos

Módulo IX – Tipos e Escolha de Procedimentos Pré-Contratuais: Suas Características e Contornos 

Módulo X – A Formação dos Contratos: Regras Comuns aos Diversos Tipos de Procedimentos 

Módulo XI – O Ajuste Direto

Módulo XII – O Concurso Público 

Módulo XIII – O Concurso Limitado por Prévia Qualificação

Módulo XIV – O Processo de Negociação 

Módulo XV – A Execução do Contrato 

Módulo XVI - Procurement e Integração com os novos Sistemas de Informação


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Horário:
Duração: 30 h
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